Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Plantas e animas possuem diferentes estilos de vida e utilizam diferentes estratégias de desenvolvimento; quatro processos são fundamentais para o desenvolvimento animal: (1) proliferação celular, com a produção de diversas células a partir de uma única célula inicial; (2) interações célula-célula, que coordenam o comportamento de cada célula com aqueles das suas vizinhas; (3) especialização celular, ou diferenciação, que dá origem as células com diferentes características em localizações distintas; e (4) movimento celular, que rearrranja as células, formando tecidos organizados e órgãos. ALBERTS, B.; BRAY, D.; LEWIS J.: JOHNSON, A.; WALTER, P.; RAFF. K. Biologia Molecular da Célula. 6°. Edição. Porto Alegre: Artmed. 201. p.II45. Considerando singularidades no desenvolvimento de plantas e animais no que se refere à proliferação celular, analise as proposições colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) A divisão celular mitótica é o recurso igualmente utilizado por plantas e animais no curso do desenvolvimento. ( ) Em plantas, o tecido meristemático promove o crescimento de tecidos vegetais, sendo constituído de células indiferenciadas. ( ) A fase embrionária animal conhecida como mórula é caracterizada por intensa atividade mitótica utilizando recursos nutricionais de origem materna.

Plantas e animas possuem diferentes estilos de vida e utilizam diferentes
estratégias de desenvolvimento; quatro processos são fundamentais para o
desenvolvimento animal: (1) proliferação celular, com a produção de diversas
células a partir de uma única célula inicial; (2) interações célula-célula, que
coordenam o comportamento de cada célula com aqueles das suas vizinhas;
(3) especialização celular, ou diferenciação, que dá origem as células com
diferentes características em localizações distintas; e (4) movimento celular,
que rearrranja as células, formando tecidos organizados e órgãos.

ALBERTS, B.; BRAY, D.; LEWIS J.: JOHNSON, A.; WALTER, P.; RAFF. K.
Biologia Molecular da Célula. 6°. Edição. Porto Alegre: Artmed. 201. p.II45. 

Considerando singularidades no desenvolvimento de plantas e animais no que
se refere à proliferação celular, analise as proposições colocando entre
parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”
quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.

( ) A divisão celular mitótica é o recurso igualmente utilizado por plantas e
animais no curso do desenvolvimento.

( ) Em plantas, o tecido meristemático promove o crescimento de tecidos
vegetais, sendo constituído de células indiferenciadas.

( ) A fase embrionária animal conhecida como mórula é caracterizada por
intensa atividade mitótica utilizando recursos nutricionais de origem
materna.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O desenvolvimento de plantas e animais apresenta características distintas, especialmente no que diz respeito à proliferação celular. Analisando as proposições apresentadas, podemos identificar a veracidade de cada afirmação com base nos processos biológicos fundamentais descritos por Alberts et al.

(V) A divisão celular mitótica é o recurso igualmente utilizado por plantas e animais no curso do desenvolvimento. Tanto plantas quanto animais dependem da mitose para a proliferação celular durante seu crescimento e diferenciação. Esse processo é essencial para a formação de tecidos e órgãos em ambos os reinos.

(V) Em plantas, o tecido meristemático promove o crescimento de tecidos vegetais, sendo constituído de células indiferenciadas. Os meristemas são regiões de crescimento ativo nas plantas, compostas por células que mantêm a capacidade de divisão e diferenciação, permitindo o desenvolvimento contínuo de raízes, caules e folhas.

(V) A fase embrionária animal conhecida como mórula é caracterizada por intensa atividade mitótica utilizando recursos nutricionais de origem materna. A mórula é um estágio inicial do desenvolvimento embrionário animal, onde ocorre rápida divisão celular (clivagem) sem aumento significativo no volume total do embrião, sustentada pelos nutrientes armazenados no óvulo.

Portanto, a sequência correta é V - V - V, correspondente à alternativa A. Todas as afirmações estão de acordo com os princípios do desenvolvimento celular em plantas e animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *