Com relação ao controle do ciclo celular, assinale a afirmativa incorreta.
- A)a proteína RB inibe a ativação da divisão celular por se ligar ao fator de transcrição E2F. Quando RB é fosforilada este fator é liberado e inicia a transcrição de genes envolvidos na replicação do DNA.
- B)na ausência de nutrientes ou de fatores de crescimento as células entram em G0 e não se dividem.
- C)a proteína p21 inibe a ligação de ciclinas com as Cdk quinases inibindo o ciclo celular.
- D)determinados vírus produzem proteínas que interagem com a proteína RB e, por isso, estes vírus estão associados ao aparecimento de tumores.
- E)quando ocorrem danos na molécula de DNA, o ciclo celular é logo iniciado de forma que a replicação do material genético aconteça antes que mais danos ocorram.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O ciclo celular é um processo altamente regulado que garante o crescimento e a divisão adequada das células. Diversos mecanismos de controle atuam para assegurar que a célula só prossiga para a próxima fase quando todas as condições necessárias forem atendidas. Entre as opções apresentadas, a alternativa incorreta é a letra E, que afirma que o ciclo celular é imediatamente iniciado quando ocorrem danos no DNA para acelerar a replicação antes que mais danos aconteçam.
Na realidade, quando há danos no DNA, a célula ativa mecanismos de checkpoint que interrompem o ciclo celular, permitindo que os danos sejam reparados antes da replicação. A proteína p53, por exemplo, é ativada em resposta a danos no DNA e induz a expressão de p21, que inibe as quinases dependentes de ciclina (Cdks), paralisando o ciclo. Somente após a reparação adequada é que o ciclo pode prosseguir. Portanto, a afirmação de que o ciclo é acelerado na presença de danos ao DNA está incorreta.
As demais alternativas estão corretas: a proteína RB regula negativamente a divisão celular ao se ligar a E2F (A); a entrada em G0 ocorre em condições desfavoráveis (B); p21 inibe a progressão do ciclo ao bloquear a atividade das Cdks (C); e alguns vírus interferem na função de RB, contribuindo para a formação de tumores (D).
Deixe um comentário