Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante o ciclo celular ocorre variação na quantidade de DNA na célula, devido a duplicação semi-conservativa deste ácido nucleico na fase S da interfase e separação das cromátides dos cromossomos durante a anáfase da mitose, por exemplo. Considerando uma célula somática humana que sofre mitose, quantas moléculas de DNA são verificadas nos cromossomos desta célula na metáfase e no fim da telófase, respectivamente?

Durante o ciclo celular ocorre variação na quantidade de DNA na célula, devido a duplicação semi-conservativa
deste ácido nucleico na fase S da interfase e separação das cromátides dos cromossomos durante
a anáfase da mitose, por exemplo. Considerando uma célula somática humana que sofre mitose, quantas
moléculas de DNA são verificadas nos cromossomos desta célula na metáfase e no fim da telófase, respectivamente?

Resposta:

A alternativa correta é C)

O ciclo celular é um processo fundamental para a reprodução e manutenção dos organismos, envolvendo etapas complexas que garantem a correta distribuição do material genético. No caso específico de uma célula somática humana em mitose, a quantidade de DNA varia de acordo com a fase do ciclo, refletindo eventos como a duplicação do DNA e a separação das cromátides.

Durante a metáfase, os cromossomos estão alinhados no plano equatorial da célula, cada um constituído por duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero. Como o DNA já foi duplicado na fase S da interfase, uma célula humana diploide (2n=46 cromossomos) apresentará 92 moléculas de DNA nesse estágio, já que cada cromossomo metafásico contém duas cópias idênticas do material genético.

Já no final da telófase, ocorre a citocinese, dividindo a célula em duas células-filhas. Nesse momento, as cromátides-irmãs já foram separadas e distribuídas para os polos opostos da célula, tornando-se cromossomos independentes. Portanto, cada célula-filha retorna ao estado diploide normal, com 46 moléculas de DNA (um conjunto completo de cromossomos não duplicados).

Assim, a alternativa correta é C) 92 e 46, pois reflete precisamente a quantidade de DNA durante a metáfase (pico de duplicação) e o restabelecimento do número normal ao final da divisão celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *