A origem dos vírus não é inteiramente clara. De acordo com algumas explicações aceitas atualmente, os vírus são derivados dos seus próprios hospedeiros, representam micróbios extremamente reduzidos ou que apareceram separadamente no caldo primordial que deu origem às primeiras células. Acredita-se, ainda, que diferentes variedades de vírus teriam origens diversas e independentes. Quando não estão se reproduzindo, os vírus não manifestam atividades vitais, ou seja, não crescem, não degradam e não produzem substâncias. No entanto, sua capacidade reprodutiva é assombrosa, pois um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhões de novos indivíduos.Internet: <virologiaemdemasia.blogspot.com.br> (com adaptações).Considerando o texto acima apresentado, julgue o item subsequente.De acordo com a nomenclatura binária de Linnaeus, as espécies de vírus recebem nomes científicos compostos por um descritor genérico e um descritor específico.
A origem dos vírus não é inteiramente clara. De acordo
com algumas explicações aceitas atualmente, os vírus são derivados
dos seus próprios hospedeiros, representam micróbios
extremamente reduzidos ou que apareceram separadamente no
caldo primordial que deu origem às primeiras células. Acredita-se,
ainda, que diferentes variedades de vírus teriam origens diversas e
independentes. Quando não estão se reproduzindo, os vírus não
manifestam atividades vitais, ou seja, não crescem, não degradam
e não produzem substâncias. No entanto, sua capacidade
reprodutiva é assombrosa, pois um único vírus é capaz de produzir,
em poucas horas, milhões de novos indivíduos.
Internet: <virologiaemdemasia.blogspot.com.br> (com adaptações).
Considerando o texto acima apresentado, julgue o item subsequente.
espécies de vírus recebem nomes científicos compostos por um
descritor genérico e um descritor específico.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado aborda a complexidade da origem dos vírus, destacando as diversas teorias que tentam explicar seu surgimento, desde a derivação de seus hospedeiros até a possibilidade de terem aparecido independentemente no caldo primordial. Além disso, o texto ressalta a natureza peculiar dos vírus, que só manifestam atividades vitais durante a reprodução, quando são capazes de se multiplicar em números impressionantes.
No entanto, o item em questão trata da nomenclatura científica dos vírus, afirmando que eles seguem a nomenclatura binária de Linnaeus, composta por um descritor genérico e um específico. Essa afirmação está incorreta, pois os vírus não são classificados dessa forma. A nomenclatura dos vírus segue regras próprias, estabelecidas pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV), que não adota o sistema binominal de Lineu. Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO.
Deixe um comentário