Lobos da espécie Canis lycaon, do leste dos Estados Unidos, estão intercruzando com coiotes (Canis latrans). Além disso, indivíduos presentes na borda oeste da área de distribuição de C. lycaon estão se acasalando também com lobos cinzentos (Canis lupus). Todos esses cruzamentos têm gerado descendentes férteis. Scientific American Brasil, Rio de Janeiro, ano II, 2011 (adaptado). Os animais descritos foram classificados como espécies distintas no século XVIII. No entanto, aplicando-se o conceito biológico de espécie, proposto por Ernst Mayr em 1942, e ainda muito usado hoje em dia, esse fato não se confirma, porque
Lobos da espécie Canis lycaon, do leste dos Estados
Unidos, estão intercruzando com coiotes (Canis latrans).
Além disso, indivíduos presentes na borda oeste da
área de distribuição de C. lycaon estão se acasalando
também com lobos cinzentos (Canis lupus). Todos esses
cruzamentos têm gerado descendentes férteis.
Scientific American Brasil, Rio de Janeiro, ano II, 2011 (adaptado).
Os animais descritos foram classificados como espécies
distintas no século XVIII. No entanto, aplicando-se o conceito
biológico de espécie, proposto por Ernst Mayr em 1942, e
ainda muito usado hoje em dia, esse fato não se confirma,
porque
- A)esses animais são morfologicamente muito semelhantes.
- B)o fluxo gênico entre as três populações é mantido.
- C)apresentam nichos ecológicos muito parecidos.
- D)todos têm o mesmo ancestral comum.
- E)pertencem ao mesmo gênero.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto apresenta um cenário intrigante envolvendo três espécies do gênero Canis – Canis lycaon, Canis latrans (coiote) e Canis lupus (lobo cinzento) – que estão se intercruzando e produzindo descendentes férteis. Essa situação desafia a classificação tradicional desses animais como espécies distintas, especialmente quando analisada sob o conceito biológico de espécie proposto por Ernst Mayr em 1942.
Segundo o conceito biológico de espécie, organismos pertencem à mesma espécie se forem capazes de cruzar naturalmente e produzir descendentes férteis. O fato de C. lycaon estar cruzando tanto com coiotes quanto com lobos cinzentos, gerando prole fértil, indica que há fluxo gênico entre essas populações. Esse fluxo gênico contínuo é a evidência mais forte de que, biologicamente, esses animais não estão completamente isolados reprodutivamente e, portanto, não se enquadram perfeitamente na definição de espécies distintas.
As outras alternativas apresentam características que, embora possam ser compartilhadas por essas espécies, não são determinantes para o conceito biológico de espécie. A similaridade morfológica (A), nichos ecológicos parecidos (C), ancestral comum (D) ou mesmo pertencer ao mesmo gênero (E) não invalidam o status de espécies distintas se o isolamento reprodutivo for mantido. Como o fluxo gênico está ocorrendo (alternativa B), o critério fundamental do conceito biológico não é atendido, justificando a resposta correta.
Deixe um comentário