O fascinante processo de criação da vida O interesse pelo desenvolvimento embrionário é antigo. Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci especulou sobre os mistérios da concepção: desenhou um feto dentro do útero e criou esboços de uma possível ligação entre a medula espinhal e os testículos. No século XVII, cientistas naturalistas acreditavam que o espermatozoide abrigaria um bebê em miniatura, pronto para usar o útero como incubadora.Hoje temos ao nosso alcance informações significativas, que esclarecem boa parte das nossas dúvidas. Recursos de ultrassonografia permitem acompanhar a evolução da gravidez desde os primeiros dias após a fecundação, e descobertas no campo da genética trouxeram revelações sobre hereditariedade. Adaptado de: Mente & Cérebro, nº 222, julho de 2011, p. 12. Sobre desenvolvimento humano, é correto afirmar que:
Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci especulou
sobre os mistérios da concepção: desenhou um feto dentro
do útero e criou esboços de uma possível ligação entre a
medula espinhal e os testículos. No século XVII, cientistas
naturalistas acreditavam que o espermatozoide abrigaria um
bebê em miniatura, pronto para usar o útero como incubadora.Hoje temos ao nosso alcance informações significativas, que
esclarecem boa parte das nossas dúvidas. Recursos de
ultrassonografia permitem acompanhar a evolução da gravidez
desde os primeiros dias após a fecundação, e descobertas
no campo da genética trouxeram revelações sobre
hereditariedade.
- A)O ovócito II, durante a penetração do espermatozoide, completa a 2ª divisão meiótica e dá origem a um óvulo e um 2º glóbulo polar.
- B)Nos gêmeos monozigóticos, a fecundação se dá com a participação de dois ovócitos e dois espermatozoides que podem dar origem a crianças de sexos diferentes.
- C)No ciclo menstrual, após o pico de LH, a taxa de estrogênio aumenta e a da progesterona diminui, estimulando o aumento dos níveis de FSH.
- D)Aproximadamente cinco semanas depois da fecundação, ocorre o processo de nidação, que estimula a produção de FSH.
- E)Na gravidez, o útero produz HCG, que contribuirá para suspensão da menstruação e da ovulação.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O fascinante processo de criação da vida
O interesse pelo desenvolvimento embrionário é antigo. Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci especulou sobre os mistérios da concepção: desenhou um feto dentro do útero e criou esboços de uma possível ligação entre a medula espinhal e os testículos. No século XVII, cientistas naturalistas acreditavam que o espermatozoide abrigaria um bebê em miniatura, pronto para usar o útero como incubadora.
Hoje temos ao nosso alcance informações significativas, que esclarecem boa parte das nossas dúvidas. Recursos de ultrassonografia permitem acompanhar a evolução da gravidez desde os primeiros dias após a fecundação, e descobertas no campo da genética trouxeram revelações sobre hereditariedade.
Adaptado de: Mente & Cérebro, nº 222, julho de 2011, p. 12.
Sobre desenvolvimento humano, é correto afirmar que:
- A) O ovócito II, durante a penetração do espermatozoide, completa a 2ª divisão meiótica e dá origem a um óvulo e um 2º glóbulo polar.
- B) Nos gêmeos monozigóticos, a fecundação se dá com a participação de dois ovócitos e dois espermatozoides que podem dar origem a crianças de sexos diferentes.
- C) No ciclo menstrual, após o pico de LH, a taxa de estrogênio aumenta e a da progesterona diminui, estimulando o aumento dos níveis de FSH.
- D) Aproximadamente cinco semanas depois da fecundação, ocorre o processo de nidação, que estimula a produção de FSH.
- E) Na gravidez, o útero produz HCG, que contribuirá para suspensão da menstruação e da ovulação.
O gabarito correto é A).
Deixe um comentário