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Ao montar um aquário com a turma do 7º ano, o professor estará apresentando ao aluno o ambiente aquático, assim como as espécies, seus habitats e desenvolvendo-lhe o gosto pela preservação. Nessa montagem, foram colocados representantes dos filos Cnidária, Mollusca e Chordata. Foi selecionado um representante de cada filo, respectivamente, pelos seguintes animais:

Ao montar um aquário com a turma do 7º ano, o
professor estará apresentando ao aluno o ambiente
aquático, assim como as espécies, seus habitats
e desenvolvendo-lhe o gosto pela preservação.
Nessa montagem, foram colocados representantes
dos filos Cnidária, Mollusca e Chordata. Foi selecionado um representante de cada filo, respectivamente, pelos seguintes animais:

Resposta:

A alternativa correta é C)

A atividade de montar um aquário com alunos do 7º ano é uma excelente estratégia pedagógica para introduzir conceitos sobre ecossistemas aquáticos, biodiversidade e conscientização ambiental. Ao selecionar organismos representativos de diferentes filos, o professor proporciona uma experiência prática que vai além da teoria, estimulando o interesse dos estudantes pela biologia e pela preservação da natureza.

No contexto do exercício apresentado, a alternativa correta é a C) anêmona, marisco, peixe, pois esses animais representam, respectivamente, os filos Cnidária, Mollusca e Chordata. A anêmona-do-mar pertence ao filo Cnidária, grupo que inclui organismos com células urticantes. O marisco é um molusco, representando o filo Mollusca, conhecido por seu corpo mole e frequentemente protegido por uma concha. Por fim, o peixe é um vertebrado pertencente ao filo Chordata, caracterizado pela presença de notocorda em algum estágio do desenvolvimento.

As demais alternativas apresentam combinações incorretas. A estrela-do-mar, por exemplo, pertence ao filo Echinodermata, não sendo adequada para representar nenhum dos filos mencionados. O cavalo-marinho, embora seja um peixe e portanto do filo Chordata, foi colocado em posições equivocadas nas outras opções. Essa análise reforça a importância do conhecimento taxonômico para atividades práticas em educação científica.

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