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Em uma aula de campo do 7º ano, ao longo de uma praia, próxima a um costão, os estudantes encontraram uma bolha translúcida que parecia ser provavelmente um animal. O professor se aproximou e, vendo a curiosidade da garotada, disse: “Este animal não tem espículas, nem espinhos, nem segmentação, nem casca e nem esqueleto externo ou interno, mas apresenta uma cavidade gastrovascular e sistema nervoso primitivo. Ele é um membro do filo…” Antes que ele completasse a frase, os alunos, corretamente, completaram: 

Em uma aula de campo do 7º ano, ao longo de uma praia,
próxima a um costão, os estudantes encontraram uma bolha
translúcida que parecia ser provavelmente um animal.


O professor se aproximou e, vendo a curiosidade da garotada,
disse: “Este animal não tem espículas, nem espinhos, nem
segmentação, nem casca e nem esqueleto externo ou interno,
mas apresenta uma cavidade gastrovascular e sistema nervoso
primitivo. Ele é um membro do filo…”

Antes que ele completasse a frase, os alunos, corretamente,
completaram: 

Resposta:

A alternativa correta é B)

Em uma aula de campo do 7º ano, os estudantes se depararam com uma descoberta intrigante: uma bolha translúcida na praia, próxima a um costão, que parecia ser um animal. A curiosidade dos alunos chamou a atenção do professor, que aproveitou o momento para transformar a observação em uma aula prática sobre zoologia.

Ao analisar o organismo, o professor destacou características essenciais para sua identificação: a ausência de estruturas como espículas, espinhos, segmentação, casca ou esqueleto, mas a presença de uma cavidade gastrovascular e um sistema nervoso primitivo. Essas características são típicas de um grupo específico de animais, levando os alunos a deduzirem corretamente que se tratava de um representante do filo Cnidaria.

A escolha da alternativa B) como correta se justifica porque os cnidários, como águas-vivas e corais, possuem exatamente as características descritas pelo professor. Eles são conhecidos por sua simplicidade estrutural, com uma cavidade gastrovascular para digestão e um sistema nervoso difuso, além da ausência de estruturas rígidas como esqueletos ou espinhos.

Essa experiência ilustra como o aprendizado prático pode ser eficaz, permitindo que os alunos associem conceitos teóricos a observações reais. A interação com o ambiente natural não só reforça o conhecimento, mas também estimula a curiosidade científica, essencial para a formação de jovens estudantes.

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