Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2. Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue o  item que se segue.A ocorrência de desvio do equilíbrio de Hardy-Weinberg para dado marcador em dada população pode ser um indicativo de evolução dessa população ou de subestruturação populacional.

Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2.
Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue
o  item que se segue.

A ocorrência de desvio do equilíbrio de Hardy-Weinberg para dado marcador em dada população pode ser um indicativo de
evolução dessa população ou de subestruturação populacional.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O equilíbrio de Hardy-Weinberg é um princípio fundamental da genética de populações que estabelece as condições sob as quais as frequências alélicas e genotípicas permanecem constantes ao longo das gerações. Para que esse equilíbrio seja mantido, é necessário que a população em questão seja grande, panmítica (com acasalamento aleatório), sem mutações, migrações ou seleção natural atuando significativamente sobre o marcador genético analisado.

No caso apresentado, a população possui genótipos distribuídos da seguinte forma: 50 indivíduos A1A1, 20 A1A2 e 30 A2A2. Se houver um desvio em relação às proporções esperadas pelo equilíbrio de Hardy-Weinberg, isso pode indicar que um ou mais dos pressupostos do modelo não estão sendo atendidos. Tais desvios podem ser causados por fatores evolutivos, como seleção natural, deriva genética, fluxo gênico ou mutação, ou ainda pela presença de subestruturação populacional, onde a população não é homogênea e pode estar dividida em grupos com diferentes frequências alélicas.

Portanto, a afirmação de que um desvio do equilíbrio de Hardy-Weinberg pode ser um indicativo de evolução ou subestruturação populacional está correta, pois ambos os cenários podem alterar as frequências genotípicas em relação ao esperado no equilíbrio. A resposta CERTA (C) é, de fato, a correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *