Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na Reserva Ecológica do Guará, pequena Unidade deConservação da Natureza com 194 hectares, foram registrados 44gêneros e 100 espécies de Orchidaceae. Do total de táxons dareserva, 80 (76%) são terrestres e 22 (21%) são epifíticos. Nasfitofisionomias florestais, ocorrem 42 táxons, distribuídossegundo um gradiente vertical de umidade e luminosidade. Nasfitofisionomias campestres ocorrem 63 táxons, distribuídossegundo um gradiente horizontal de umidade que vai do campolimpo inundável ao campo sujo seco e cerrado. O campo limpoinundável e o campo limpo estacionalmente úmido, com 42táxons, são as fitofisionomias com o maior número de táxons.Espécies como Pelexia goyazensis, Sarcoglottis sagitatta,Platythelys paranaensis e Cyanaeorchis minor só foramobservadas floridas em áreas anteriormente queimadas. O tempode resposta dessas espécies à passagem do fogo é variável.Alguns táxons respondem pronta e positivamente ao fogo,estando entre as primeiras plantas a florescer após uma queimada,como Pelexia goyazensis e Sarcoglottis sagitatta, que florescematé duas semanas após a ocorrência do fogo. Outras florescemapós um período maior, como Cyrtopodium fowliei eCyrtopodium pallidum.Orchidaceae da Reserva Ecológica do Guará, DF, Brasil. João AguiarNogueira Batista; Luciano de Bem Bianchetti; Keiko Fueta Pellizzaro. ActaBot. Bras, v. 19, n.º 2, São Paulo, abr./jun./2005 (com adaptações).Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir A relação, citada no texto, entre orquídeas e o fogo no cerrado pode ser utilizada para ilustrar o resultado da ocorrência de variabilidade genética e da alteração na freqüência de alelos na população.

Na Reserva Ecológica do Guará, pequena Unidade de
Conservação da Natureza com 194 hectares, foram registrados 44
gêneros e 100 espécies de Orchidaceae. Do total de táxons da
reserva, 80 (76%) são terrestres e 22 (21%) são epifíticos. Nas
fitofisionomias florestais, ocorrem 42 táxons, distribuídos
segundo um gradiente vertical de umidade e luminosidade. Nas
fitofisionomias campestres ocorrem 63 táxons, distribuídos
segundo um gradiente horizontal de umidade que vai do campo
limpo inundável ao campo sujo seco e cerrado. O campo limpo
inundável e o campo limpo estacionalmente úmido, com 42
táxons, são as fitofisionomias com o maior número de táxons.
Espécies como Pelexia goyazensis, Sarcoglottis sagitatta,
Platythelys paranaensis e Cyanaeorchis minor só foram
observadas floridas em áreas anteriormente queimadas. O tempo
de resposta dessas espécies à passagem do fogo é variável.
Alguns táxons respondem pronta e positivamente ao fogo,
estando entre as primeiras plantas a florescer após uma queimada,
como Pelexia goyazensis e Sarcoglottis sagitatta, que florescem
até duas semanas após a ocorrência do fogo. Outras florescem
após um período maior, como Cyrtopodium fowliei e
Cyrtopodium pallidum.

Orchidaceae da Reserva Ecológica do Guará, DF, Brasil. João Aguiar
Nogueira Batista; Luciano de Bem Bianchetti; Keiko Fueta Pellizzaro. Acta
Bot. Bras, v. 19, n.º 2, São Paulo, abr./jun./2005 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir

A relação, citada no texto, entre orquídeas e o fogo no cerrado pode ser utilizada para ilustrar o resultado da ocorrência de variabilidade genética e da alteração na freqüência de alelos na população.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A relação entre orquídeas e o fogo no cerrado, conforme descrito no texto, pode ser utilizada para ilustrar os efeitos da variabilidade genética e da alteração na frequência de alelos em uma população. Isso ocorre porque as diferentes respostas das espécies de orquídeas à passagem do fogo demonstram adaptações específicas a um distúrbio ambiental, o que reflete a diversidade genética presente na população.

Algumas espécies, como Pelexia goyazensis e Sarcoglottis sagitatta, florescem rapidamente após uma queimada, indicando uma adaptação evolutiva que favorece sua reprodução em ambientes perturbados. Outras, como Cyrtopodium fowliei e Cyrtopodium pallidum, têm um tempo de resposta mais lento, sugerindo diferentes estratégias de sobrevivência e reprodução. Essa variação na resposta ao fogo pode ser resultado de seleção natural atuando sobre alelos que conferem vantagens em diferentes condições ambientais.

Portanto, a interação entre as orquídeas e o fogo no cerrado exemplifica como a variabilidade genética e a mudança na frequência de alelos podem influenciar a dinâmica populacional e a adaptação das espécies a distúrbios ecológicos. Dessa forma, o item está CERTO (C).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *