Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No filme Avatar, de James Cameron (20th Century Fox, 2009), os nativos de Pandora, chamados Na’Vi, são indivíduos com 3 metros de altura, pele azulada, feições felinas e cauda que lhes facilita o deslocar por entre os galhos das árvores. Muito embora se trate de uma obra de ficção, na aula de biologia os Na’Vi foram lembrados. Se esses indivíduos fossem uma espécie real, sem parentesco próximo com as espécies da Terra, e considerando que teriam evoluído em um ambiente com pressões seletivas semelhantes às da Terra, a cauda dos Na’Vi, em relação à cauda dos macacos, seria um exemplo representativo de estruturas

No filme Avatar, de James Cameron (20th Century Fox, 2009),
os nativos de Pandora, chamados Na’Vi, são indivíduos com
3 metros de altura, pele azulada, feições felinas e cauda que lhes
facilita o deslocar por entre os galhos das árvores.

Muito embora se trate de uma obra de ficção, na aula de biologia
os Na’Vi foram lembrados. Se esses indivíduos fossem
uma espécie real, sem parentesco próximo com as espécies
da Terra, e considerando que teriam evoluído em um ambiente
com pressões seletivas semelhantes às da Terra, a cauda dos
Na’Vi, em relação à cauda dos macacos, seria um exemplo
representativo de estruturas

Resposta:

A alternativa correta é D)

No filme Avatar, de James Cameron (20th Century Fox, 2009), os Na'Vi são seres fascinantes que habitam o planeta Pandora. Com características únicas, como pele azulada, feições felinas e uma cauda que auxilia na locomoção entre as árvores, esses indivíduos despertam questionamentos biológicos interessantes, principalmente no que diz respeito à evolução de suas estruturas corporais.

Se considerarmos os Na'Vi como uma espécie real, sem parentesco com as espécies terrestres, mas evoluindo em um ambiente com pressões seletivas semelhantes, a comparação entre sua cauda e a dos macacos da Terra se torna um exemplo clássico de estruturas análogas. Isso ocorre porque, apesar de não compartilharem um ancestral comum recente, ambas as espécies desenvolveram caudas com funções similares (equilíbrio e locomoção arbórea) devido a processos de convergência adaptativa – ou seja, a evolução independente de características semelhantes em resposta a desafios ambientais parecidos.

Portanto, a alternativa correta é a D) análogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa, já que a cauda dos Na'Vi e a dos macacos não têm origem evolutiva compartilhada, mas surgiram como soluções independentes para necessidades ecológicas semelhantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *