A professora Celice Alexandre, da UNEMAT de Tangará da Serra, publicou recentemente, em parceria com Ana Kelly Koch, um livro sobre as orquídeas de Mato Grosso. Esse exuberante grupo de monocotiledôneas é um dos mais diversificados entre os vegetais. Sobre as orquídeas, marque a alternativa correta:
A professora Celice Alexandre, da UNEMAT de
Tangará da Serra, publicou recentemente, em parceria
com Ana Kelly Koch, um livro sobre as orquídeas de
Mato Grosso. Esse exuberante grupo de
monocotiledôneas é um dos mais diversificados entre
os vegetais.
Sobre as orquídeas, marque a alternativa correta:
- A)Orquídeas são epífitas, ou seja, parasitas de outras plantas sobre as quais elas vivem.
- B)Outras monocotiledôneas são as gramíneas, as palmeiras e os pinheiros.
- C)A raiz das orquídeas é do tipo pivotante ou axial.
- D)No ciclo de vida vegetal, as orquídeas representam a fase haploide.
- E)A competição por luz é um dos fatores que explica o porquê de muitas orquídeas serem epífitas.
Resposta:
A alternativa correta é E)
A professora Celice Alexandre, da UNEMAT de Tangará da Serra, em parceria com Ana Kelly Koch, publicou um livro que destaca a riqueza e a diversidade das orquídeas de Mato Grosso. Essas plantas, pertencentes ao grupo das monocotiledôneas, são conhecidas por sua beleza e complexidade ecológica.
Entre as alternativas apresentadas sobre as orquídeas, a correta é a E), que afirma: "A competição por luz é um dos fatores que explica o porquê de muitas orquídeas serem epífitas." Essa característica está relacionada à adaptação dessas plantas a ambientes onde a luz é um recurso limitado, levando muitas espécies a crescerem sobre outras plantas sem parasitá-las, apenas utilizando-as como suporte.
As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre as orquídeas. Por exemplo, orquídeas epífitas não são parasitas (alternativa A), pinheiros não são monocotiledôneas (alternativa B), a raiz das orquídeas não é pivotante (alternativa C), e elas não representam a fase haploide no ciclo de vida vegetal (alternativa D).
Deixe um comentário