Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em muitas plantas, isto é, a maioria das monocotiledôneas e certas eudicotiledôneas herbáceas como o ranúnculo (Ranunculus sp.), o crescimento em certas partes do corpo cessa com a maturação dos tecidos primários. No outro extremo estão as gimnospermas, as magnoliídeas lenhosas e as eudicotiledôneas lenhosas, nas quais a raia e o caule continuam a aumentar em diâmetro em regiões que não estão mais se alongando. Este crescimento em espessura ou circunferência do corpo da planta, denominado de crescimento secundário resulta da atividade de dois meristemas laterais, que são:

Em muitas plantas, isto é, a maioria das monocotiledôneas e certas eudicotiledôneas herbáceas como o
ranúnculo (Ranunculus sp.), o crescimento em certas partes do corpo cessa com a maturação dos tecidos
primários. No outro extremo estão as gimnospermas, as magnoliídeas lenhosas e as eudicotiledôneas lenhosas,
nas quais a raia e o caule continuam a aumentar em diâmetro em regiões que não estão mais se alongando.
Este crescimento em espessura ou circunferência do corpo da planta, denominado de crescimento secundário
resulta da atividade de dois meristemas laterais, que são:

Resposta:

A alternativa correta é C)

Em muitas plantas, isto é, a maioria das monocotiledôneas e certas eudicotiledôneas herbáceas como o ranúnculo (Ranunculus sp.), o crescimento em certas partes do corpo cessa com a maturação dos tecidos primários. No outro extremo estão as gimnospermas, as magnoliídeas lenhosas e as eudicotiledôneas lenhosas, nas quais a raiz e o caule continuam a aumentar em diâmetro em regiões que não estão mais se alongando.

Este crescimento em espessura ou circunferência do corpo da planta, denominado de crescimento secundário, resulta da atividade de dois meristemas laterais: o câmbio vascular e o câmbio da casca (também chamado de felogênio). O câmbio vascular é responsável pela produção de xilema e floema secundários, enquanto o câmbio da casca forma a periderme, um tecido protetor que substitui a epiderme em plantas com crescimento secundário.

Portanto, a alternativa correta é a C) Câmbio vascular e câmbio da casca, pois esses são os dois meristemas laterais envolvidos no crescimento secundário das plantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *