No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Sobre essa diferença numérica, foram feitas as seguintes afirmações: I. Em certo momento, no passado geológico, houve mais espécies de gimnospermas que de angiospermas. Porém, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo. II. O surgimento das sementes nas gimnospermas já representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porém, com a presença dos frutos, as angiospermas tiveram maior dispersão assegurada. III. As angiospermas ocorrem nas regiões mais quentes do globo e as gimnospermas estão restritas às áreas não- tropicais e mais frias. Como existem mais áreas quentes, há mais angiospermas que gimnospermas no planeta. IV. A dupla fecundação, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeiçoada nas angiospermas com o surgimento do envoltório da semente. Isso também explica a maior dispersão e o maior número de angiospermas. Considerando a evolução das plantas no ambiente terrestre, estão corretas somente:
No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Sobre essa diferença numérica, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Em certo momento, no passado geológico, houve mais espécies de gimnospermas que de angiospermas. Porém, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo.
II. O surgimento das sementes nas gimnospermas já representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porém, com a presença dos frutos, as angiospermas tiveram maior dispersão assegurada.
III. As angiospermas ocorrem nas regiões mais quentes do globo e as gimnospermas estão restritas às áreas não- tropicais e mais frias. Como existem mais áreas quentes, há mais angiospermas que gimnospermas no planeta.
IV. A dupla fecundação, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeiçoada nas angiospermas com o surgimento do envoltório da semente. Isso também explica a maior dispersão e o maior número de angiospermas.
Considerando a evolução das plantas no ambiente terrestre, estão corretas somente:
- A)I e II.
- B)I e IV.
- C)II e III.
- D)I, II e III.
- E)II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é A)
No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Essa diferença numérica pode ser explicada por fatores evolutivos e adaptativos que favoreceram a diversificação das angiospermas. Analisando as afirmações apresentadas:
I. Correta. Historicamente, as gimnospermas dominaram em períodos geológicos anteriores, como no Mesozoico. O surgimento da flor nas angiospermas trouxe vantagens adaptativas, como a atração de polinizadores, aumentando a eficiência reprodutiva e possibilitando maior diversificação.
II. Correta. As sementes foram uma inovação evolutiva das gimnospermas, permitindo maior proteção ao embrião e facilitando a colonização de ambientes terrestres. No entanto, os frutos das angiospermas ofereceram um mecanismo ainda mais eficiente de dispersão, contribuindo para sua ampla distribuição e diversificação.
III. Incorreta. Embora muitas gimnospermas sejam adaptadas a climas temperados ou frios, como as coníferas, algumas espécies ocorrem em regiões tropicais. Além disso, a maior diversidade de angiospermas não se deve apenas à distribuição geográfica, mas principalmente a suas adaptações evolutivas.
IV. Incorreta. A dupla fecundação é uma característica exclusiva das angiospermas, não presente nas gimnospermas. O envoltório da semente (endosperma) nas angiospermas resulta desse processo e contribui para o sucesso do grupo, mas não é uma "aperfeiçoamento" de algo que existia nas gimnospermas.
Portanto, apenas as afirmações I e II estão corretas, correspondendo à alternativa A).
Deixe um comentário