Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?

Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão
das sementes dessas plantas é muito importante
para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a
conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida
por certas características dos frutos (ex.: cores fortes
e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta)
e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras
estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos
de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de
expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras,
os animais da fauna silvestre têm uma importante
contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na
manutenção da diversidade da flora.
CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).
Das características de frutos e sementes apresentadas,
quais estão diretamente associadas a um mecanismo de
atração de aves e mamíferos?

Resposta:

A alternativa correta é D)

Os frutos, exclusivos das angiospermas, desempenham um papel fundamental na dispersão de sementes, garantindo o sucesso reprodutivo dessas plantas e a expansão para novos territórios. Essa dispersão é facilitada por características específicas dos frutos e sementes, que atraem animais dispersores, como aves e mamíferos. Entre essas características, destacam-se cores vibrantes, odor e sabor agradáveis, polpa suculenta, além de estruturas que permitem a fixação em pelos e penas ou facilitam o transporte pelo vento.

No contexto das matas brasileiras, a fauna silvestre tem um papel crucial na manutenção da diversidade da flora, atuando como agentes dispersores. Frutos com polpa suculenta, por exemplo, são especialmente eficazes na atração de aves e mamíferos, pois oferecem uma fonte de energia valiosa. Essa relação mutualística beneficia tanto as plantas, que têm suas sementes dispersas, quanto os animais, que obtêm nutrientes essenciais.

Dentre as opções apresentadas, a característica diretamente associada ao mecanismo de atração de aves e mamíferos é a presença de frutos com polpa suculenta, que fornecem energia aos dispersores. As outras alternativas descrevem mecanismos de dispersão por meio de estruturas físicas (como ganchos ou expansões semelhantes a asas) ou características que facilitam a dispersão pelo vento, mas não estão diretamente ligadas à atração de animais por meio de recompensas alimentares.

Portanto, a alternativa correta é a D), que destaca a importância da polpa suculenta como um recurso energético capaz de atrair e sustentar os animais responsáveis pela dispersão das sementes, contribuindo para a perpetuação e diversificação das espécies vegetais.

Referência: CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *