Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No ano de 2016, foram divulgados dados sobre o aumento do número de jovens, tanto no Brasil, como no mundo que adquiriram doenças sexualmente transmissíveis (DST), dentre elas, a síflis, gonorreia, herpes, clamídia e AIDS. Especialistas discutem sobre as possibilidades de ocorrência desse aumento. Sobre o aumento destes números, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. São doenças consideradas como controladas pelos responsáveis em saúde pública. II. Essas doenças tiveram avanço principalmente na população mais jovem, que em grande parte negligenciaram seus perigos. III. O crescente aumento do número de pessoas que contraíram DST pode ser explicado pela menor distribuição de métodos que possam evita-las, como as camisinhas. IV. Igualmente outros países desenvolvidos, no Brasil, houve aumento considerável do número de casos de AIDS nos últimos 5 anos. V. Com a estabilização e até declínio dos contágios das DST, investiu-se menos em publicidade e prevenção destas doenças, sendo esta uma das explicações do aumento do número de contágios. Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:

No ano de 2016, foram divulgados dados sobre o
aumento do número de jovens, tanto no Brasil, como
no mundo que adquiriram doenças sexualmente
transmissíveis (DST), dentre elas, a síflis, gonorreia,
herpes, clamídia e AIDS. Especialistas discutem sobre
as possibilidades de ocorrência desse aumento.


Sobre o aumento destes números, analise as afirmações
abaixo e assinale a alternativa correta.

I. São doenças consideradas como controladas pelos
responsáveis em saúde pública.

II. Essas doenças tiveram avanço principalmente
na população mais jovem, que em grande parte
negligenciaram seus perigos.

III. O crescente aumento do número de pessoas que
contraíram DST pode ser explicado pela menor
distribuição de métodos que possam evita-las, como as
camisinhas.

IV. Igualmente outros países desenvolvidos, no Brasil,
houve aumento considerável do número de casos de
AIDS nos últimos 5 anos.

V. Com a estabilização e até declínio dos contágios das
DST, investiu-se menos em publicidade e prevenção
destas doenças, sendo esta uma das explicações do
aumento do número de contágios.

Assinale a alternativa que contém as afirmações
verdadeiras:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O aumento das doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre jovens em 2016, tanto no Brasil quanto no mundo, trouxe à tona discussões sobre as causas desse fenômeno. Sífilis, gonorreia, herpes, clamídia e AIDS foram algumas das doenças que apresentaram crescimento significativo, levantando preocupações entre especialistas em saúde pública.

Ao analisar as afirmações apresentadas, é possível identificar que os itens I, II e IV são verdadeiros. O item I destaca que essas doenças eram consideradas controladas pelas autoridades de saúde, o que pode ter levado a uma falsa sensação de segurança. O item II aponta corretamente que o avanço ocorreu principalmente entre os jovens, que muitas vezes subestimaram os riscos. Já o item IV ressalta que o Brasil, assim como outros países, registrou um aumento considerável nos casos de AIDS nos últimos anos.

Por outro lado, os itens III e V não correspondem à realidade. O item III afirma que a menor distribuição de métodos preventivos, como camisinhas, explica o aumento das DST, o que não é corroborado pelos dados disponíveis. O item V sugere que a redução de investimentos em publicidade e prevenção foi uma das causas do aumento, mas essa afirmação também não encontra respaldo nas evidências.

Portanto, a alternativa correta é a A) Somente os itens I, II e IV são verdadeiros, que reflete com precisão as causas e os fatores envolvidos no aumento das DST entre os jovens em 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *