Com base nos conhecimentos atuais sobre meiose, cromossomos e genes, podemos interpretar as conclusões de Mendel e explicar, em nível celular e até molecular, como suas leis são válidas. As células do corpo da maioria dos organismos são _____________, ou seja, nelas os cromossomos ocorrem aos pares. Os cromossomos de um mesmo par apresentam os mesmos tamanho e forma, por isso são chamados de cromossomos _____________. No cromossomo, o local onde um gene está situado é chamado de ________________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
interpretar as conclusões de Mendel e explicar, em nível celular e até molecular, como suas leis são
válidas. As células do corpo da maioria dos organismos são _____________, ou seja, nelas os
cromossomos ocorrem aos pares. Os cromossomos de um mesmo par apresentam os mesmos
tamanho e forma, por isso são chamados de cromossomos _____________. No cromossomo, o local
onde um gene está situado é chamado de ________________.
- A)diploides – homólogos – loco
- B)haploides – acrocêntricos – genótipo
- C)diploides – telocêntrico – alelos
- D)haploides – metacêntricos – fenótipo
- E)haploides – homólogos – célula
Resposta:
A alternativa correta é A)
Com base nos conhecimentos atuais sobre meiose, cromossomos e genes, podemos interpretar as conclusões de Mendel e explicar, em nível celular e até molecular, como suas leis são válidas. As células do corpo da maioria dos organismos são diploides, ou seja, nelas os cromossomos ocorrem aos pares. Os cromossomos de um mesmo par apresentam os mesmos tamanho e forma, por isso são chamados de cromossomos homólogos. No cromossomo, o local onde um gene está situado é chamado de loco.
A alternativa correta que preenche as lacunas do texto é a A) diploides – homólogos – loco, pois corresponde exatamente aos termos científicos adequados para descrever a ploidia celular, a relação entre cromossomos pareados e a localização específica de um gene.
As demais alternativas apresentam combinações incorretas, como o uso de termos como "haploides" (que se refere a células com apenas um conjunto cromossômico) ou conceitos não relacionados, como "fenótipo" e "genótipo", que não descrevem a posição de um gene no cromossomo.
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