Em relação ao processo da meiose, qual das subfases da prófase I está relacionada com a descrição abaixo. “Os cromossomos já se encontram mais condensados e totalmente emparelhados, e o evento mais importante dessa fase é a permuta, o crossing-over, em que cromátides homólogas trocam pedaços equivalentes, resultando em uma nova combinação de genes dos pais.”
da prófase I está relacionada com a descrição abaixo.
“Os cromossomos já se encontram mais condensados
e totalmente emparelhados, e o evento mais importante
dessa fase é a permuta, o crossing-over, em que
cromátides homólogas trocam pedaços equivalentes,
resultando em uma nova combinação de genes dos
pais.”
- A)Leptóteno
- B)Zigóteno
- C)Paquíteno
- D)Diplóteno
- E)Diacinese
Resposta:
A alternativa correta é C)
O processo da meiose é fundamental para a reprodução sexuada, garantindo a variabilidade genética através de eventos como o crossing-over. Durante a prófase I, que é a fase mais complexa da meiose, ocorrem cinco subfases distintas: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
Na descrição fornecida, é mencionado que os cromossomos já estão condensados e emparelhados, e o evento mais importante é a permuta genética, ou crossing-over. Essa troca de segmentos entre cromátides homólogas ocorre especificamente na subfase do paquíteno, que é a terceira etapa da prófase I. Nessa fase, os cromossomos homólogos estão totalmente pareados, formando tétrades, e as trocas genéticas promovem a recombinação dos alelos paternos e maternos.
Portanto, a alternativa correta é C) Paquíteno, pois é nessa subfase que ocorre o crossing-over, um mecanismo crucial para aumentar a diversidade genética dos descendentes.
Deixe um comentário