Texto para as questão a seguir. O conhecimento sobre o processo de divisão celular, em especial sobre os comportamentos do cromossomo e da molécula de DNA ao longo desse processo, forma a base de entendimento dos mecanismos relacionados à hereditariedade, à manutenção da vida e ao crescimento dos indivíduos, sendo, portanto, um conteúdo central no ensino de ciências e de biologia. Nesse sentido, uma dificuldade no ensino desses processos é a desvinculação desse conteúdo de outros assuntos, como a genética e a biologia molecular.Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que, para um ensino adequado do assunto supracitado, o professor deve evidenciar a conexão entre o comportamento dos cromossomos ao final da meiose I e
Texto para as questão a seguir.
O conhecimento sobre o processo de divisão celular, em
especial sobre os comportamentos do cromossomo e da molécula
de DNA ao longo desse processo, forma a base de entendimento
dos mecanismos relacionados à hereditariedade, à manutenção da
vida e ao crescimento dos indivíduos, sendo, portanto, um conteúdo
central no ensino de ciências e de biologia. Nesse sentido, uma
dificuldade no ensino desses processos é a desvinculação desse
conteúdo de outros assuntos, como a genética e a biologia
molecular.
um ensino adequado do assunto supracitado, o professor deve
evidenciar a conexão entre o comportamento dos cromossomos ao
final da meiose I e
- A)a produção de quatro células-filhas a partir de uma célula-mãe.
- B)a replicação do DNA.
- C)a ocorrência de crossing-over.
- D)a Lei da Segregação Independente.
- E)a ocorrência de mutações no genoma.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O ensino da divisão celular, especialmente no que diz respeito ao comportamento dos cromossomos e da molécula de DNA, é fundamental para a compreensão de conceitos essenciais em biologia, como hereditariedade, crescimento e manutenção da vida. No entanto, um dos desafios enfrentados pelos educadores é a fragmentação desse conteúdo, que muitas vezes é abordado de forma isolada, sem conexão com outros temas relevantes, como genética e biologia molecular. Para superar essa lacuna, é crucial que o professor estabeleça relações claras entre os processos celulares e seus desdobramentos genéticos.
No contexto da meiose I, o comportamento dos cromossomos assume um papel central na explicação de princípios genéticos fundamentais. Ao final dessa etapa, os cromossomos homólogos se separam, distribuindo-se aleatoriamente para as células-filhas. Esse fenômeno está diretamente ligado à Lei da Segregação Independente, proposta por Mendel, que descreve como os alelos de diferentes genes são distribuídos de forma independente durante a formação dos gametas. Portanto, ao ensinar a meiose I, o professor deve destacar essa conexão, evidenciando como o processo celular sustenta as bases da herança genética.
Embora outros aspectos da divisão celular, como a produção de quatro células-filhas, a replicação do DNA ou o crossing-over, sejam igualmente importantes, a relação entre a separação dos cromossomos homólogos e a segregação independente dos alelos é a que melhor ilustra a integração entre divisão celular e genética. Dessa forma, o ensino desse conteúdo ganha maior significado, permitindo que os alunos compreendam não apenas os mecanismos celulares, mas também suas implicações na diversidade e na transmissão das características hereditárias.
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