Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídeos pode durar um mês. O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:

As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP
(trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma
de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídeos pode durar um mês. O armazenamento de lipídeos é vantajoso
sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O papel dos carboidratos e lipídios no metabolismo energético

Os carboidratos são as moléculas mais utilizadas pelas células para a produção de ATP, a principal moeda energética dos organismos vivos. No entanto, as reservas de carboidratos no corpo humano são relativamente limitadas, durando em média apenas um dia. Em contraste, os lipídios possuem uma capacidade de armazenamento energético muito superior, podendo sustentar o organismo por cerca de um mês.

A vantagem dos lipídios como reserva energética está diretamente relacionada com sua natureza química. A alternativa correta (D) aponta para a característica mais relevante: os lipídios são majoritariamente hidrofóbicos. Esta propriedade permite que sejam armazenados de forma mais compacta, já que não retêm água em sua estrutura, ao contrário dos carboidratos que são hidrofílicos.

Além disso, a hidrofobicidade dos lipídios confere outras vantagens metabólicas:

  • Maior eficiência energética por grama (9 kcal/g contra 4 kcal/g dos carboidratos)
  • Menor peso molecular facilitando o armazenamento
  • Formação de gotículas lipídicas sem interferência com o meio aquoso celular

Embora as outras alternativas apresentem características verdadeiras sobre os lipídios (como seu papel como componentes de membranas ou propriedades isolantes), a característica fundamental que explica sua vantagem como reserva energética é sua natureza hidrofóbica, que permite um armazenamento mais eficiente em termos de espaço e peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *