Um indivíduo que não é portador de nenhuma doençaprévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestãoregular de carboidratos se mantém por vários dias comingestão frequente de glicose em quantidade muito superior àdemanda diária de seu organismo.Considerando essa situação hipotética, julgue os próximositens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação. A oferta de glicose aumentada por longo prazo tem como consequência o aumento da transformação de glicose em piruvato nos hepatócitos e, deste, em acetil-coenzima A, que pode ser usado como precursor na síntese de triacilgliceróis.
Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.
A oferta de glicose aumentada por longo prazo tem como consequência o aumento da transformação de glicose em piruvato nos hepatócitos e, deste, em acetil-coenzima A, que pode ser usado como precursor na síntese de triacilgliceróis.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Um indivíduo saudável, sem doenças pré-existentes e com histórico de baixa ingestão regular de carboidratos, passa por um período prolongado de consumo excessivo de glicose, ultrapassando significativamente as necessidades diárias de seu organismo. Essa situação desencadeia uma série de alterações metabólicas, especialmente no fígado, onde a glicose é processada.
Quando há um excesso prolongado de glicose, os hepatócitos aumentam a conversão desse açúcar em piruvato por meio da glicólise. O piruvato, por sua vez, é transformado em acetil-coenzima A (acetil-CoA), uma molécula central no metabolismo energético. Em condições normais, a acetil-CoA entra no ciclo de Krebs para produção de energia. No entanto, quando há um excedente, ela pode ser desviada para outras vias metabólicas, como a síntese de ácidos graxos.
O excesso de acetil-CoA no fígado favorece a lipogênese, processo no qual os ácidos graxos são produzidos e posteriormente esterificados em triacilgliceróis (TAGs). Esses lipídios são então armazenados no tecido adiposo ou podem ser exportados para outros tecidos na forma de VLDL (lipoproteínas de muito baixa densidade). Portanto, a afirmação de que a oferta aumentada de glicose por longo prazo leva ao aumento da conversão em piruvato e, posteriormente, em acetil-CoA para síntese de triacilgliceróis está correta.
Dessa forma, o gabarito C) CERTO é o mais adequado, pois reflete os mecanismos bioquímicos envolvidos no metabolismo hepático diante de um excesso crônico de glicose.
Deixe um comentário