Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doençaprévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestãoregular de carboidratos se mantém por vários dias comingestão frequente de glicose em quantidade muito superior àdemanda diária de seu organismo.Considerando essa situação hipotética, julgue os próximositens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação. Na situação em apreço, a síntese de ácidos nucleicos deve estar estimulada, por regulação hormonal, pois nas sínteses das riboses e das desoxirriboses há consumo de glicose.

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

Na situação em apreço, a síntese de ácidos nucleicos deve estar estimulada, por regulação hormonal, pois nas sínteses das riboses e das desoxirriboses há consumo de glicose.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto apresenta uma situação hipotética em que um indivíduo saudável, com histórico de baixa ingestão de carboidratos, passa a consumir glicose em excesso por vários dias. A afirmação a ser julgada diz respeito à síntese de ácidos nucleicos, sugerindo que ela estaria estimulada devido ao consumo de glicose na produção de riboses e desoxirriboses.

No entanto, o gabarito indica que a afirmação está errada. Isso porque, embora a glicose seja de fato utilizada na síntese de riboses e desoxirriboses, componentes essenciais dos ácidos nucleicos, a regulação hormonal em resposta ao excesso de glicose não prioriza essa via metabólica. Em condições de alta disponibilidade de glicose, o organismo tende a direcionar o excesso para outras vias, como o armazenamento de glicogênio ou a síntese de ácidos graxos, em vez de estimular a produção de ácidos nucleicos.

Além disso, a síntese de ácidos nucleicos é um processo altamente regulado e geralmente mantido em níveis basais, a menos que haja uma demanda específica, como em situações de crescimento ou reparo celular. Portanto, a afirmação de que a síntese de ácidos nucleicos estaria estimulada nesse contexto está incorreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *