“A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves”. (Fonte: OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde. Sobre a Covid-19 e o vírus Sars-CoV-2, analise as assertivas abaixo:
I. Estudos recentes sugerem que o risco de infecção por meio do contato com superfícies inanimadas contaminadas é, apesar de possível, muito improvável.
II. O vírus Sars-CoV-2 é um vírus de RNA fita simples positiva e, por isso, pode ser diretamente lido pelos ribossomos da célula hospedeira para a síntese de proteínas virais.
III. No envelope viral, de natureza lipídica, estão inseridas as proteínas S (Spike proteins) responsáveis pela ligação com o receptor celular presente, principalmente, em células pulmonares.
IV. Evidências indicam que a principal forma de transmissão do vírus se dá pelo contato próximo entre pessoas através da inalação ou contato direto dos olhos, boca ou nariz com gotículas respiratórias ou aerossóis contaminados. Por isso, medidas como o uso de máscaras adequadas, distanciamento social e ventilação dos ambientes são importantes para controlar a disseminação do vírus.
V. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação do coronavírus varia entre 1 e 14 dias.
Quais estão corretas?
- A) Apenas I e V.
- B) Apenas II e III.
- C) Apenas I, IV e V.
- D) Apenas I, II, IV e V.
- E) I, II, III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) I, II, III, IV e V.
A questão aborda tópicos relacionados à Covid-19. Todas as afirmativas (I, II, III, IV e V) são corretas:
I
"É importante reconhecer que a transmissão pré-sintomática também exige que o vírus se dissemine por meio de gotículas infecciosas, aerossóis (em situações especiais) ou pelo contato com superfícies contaminadas por essas gotículas. Evidências recentes demostram que a transmissão por contato em superfícies contaminadas é improvável de ocorrer quando os procedimentos de limpeza e precauções padrão são aplicados, reforçando a importância destas práticas em serviços de saúde" [ANVISA. NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/nota-tecnica-gvims_ggtes_anvisa-04_2020-25-02-para-o-site.pdf
II
"O SARS-CoV-2 é um vírus de ácido ribonucleico (RNA), cujo material genético é representado por uma única molécula de RNA positivo (RNA+). Todo o seu genoma contém menos de 30.000 nucleotídeos, cada um deles formado por uma molécula de açúcar (ribose), um ácido fosfórico e uma base nitrogenada. [...] O vírus SARS-CoV-2 é classificado como RNA+ devido à sua direção no sentido 5'3', o que significa que pode ser lido diretamente pelas estruturas celulares. É considerado um tipo de RNA mensageiro que, ao ser percorrido por ribossomos celulares, induz a produção de proteínas virais" [UZUNIAN, A. Coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19. J. Bras. Patol. Med. Lab., v. 56, 2020. https://doi.org/10.5935/1676-2444.20200053]
III
"A ligação do vírus com a célula-alvo ocorre por meio da proteína S, que interage com os receptores celulares. [...] Essa proteína entra em contato com o receptor celular proteico, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente principalmente nas células pulmonares. Com a ligação de ambas as proteínas, o vírus pode invadir a célula". [UZUNIAN, A. Coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19. J. Bras. Patol. Med. Lab., v. 56, 2020. https://doi.org/10.5935/1676-2444.20200053]
IV
"As evidências atuais sugerem que o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, é disseminado predominantemente de pessoa a pessoa [...]" [OPAS. Transmissão do SARS-CoV-2: implicações para as precauções de prevenção de infecção. Resumo científico 9 de julho de 2020].
"As medidas preventivas são [...]: evite aglomerações, mantenha distância entre pessoas, permaneça nas residências e dirija-se a algum estabelecimento somente em casos de extrema necessidade, ou seja, adote o isolamento social. O uso de máscaras e luvas também é recomendado, principalmente quando o indivíduo necessita sair de casa" [UZUNIAN, A. Coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19. J. Bras. Patol. Med. Lab., v. 56, 2020. https://doi.org/10.5935/1676-2444.20200053].
V
"O período de incubação se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias". [FIOCRUZ. Qual é o tempo de incubação do novo coronavírus? Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/qual-e-o-tempo-de-incubacao-do-novo-coronavirus. Atualizado em 07/06/2021].
Deixe um comentário