A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos últimos anos. Considerando a arbovirose em questão, assinale a afirmativa correta:
- A) O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
- B) O período do ano com menor transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio.
- C) Um dos sinais de alarma é caracterizado, principalmente pela dor atrás dos olhos.
- D) Normalmente, a primeira manifestação da dengue é o vômito persistente, de início abrupto, que geralmente dura de 5 a 12 dias.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
a) O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
CORRETA. Não há incorreções na alternativa.
b) O período do ano com menor transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio.
INCORRETA. A dengue possui padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco para epidemias, principalmente entre os meses de outubro de um ano a maio do ano seguinte.
c) Um dos sinais de alarme é caracterizado, principalmente pela dor atrás dos olhos.
INCORRETA. De acordo com o Ministério da Saúde:
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento.
Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados:
- dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
- vômitos persistentes;
- acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
- hipotensão postural e/ou lipotímia;
- letargia e/ou irritabilidade;
- aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia) > 2cm;
- sangramento de mucosa; e
- aumento progressivo do hematócrito.
d) Normalmente, a primeira manifestação da dengue é o vômito persistente, de início abrupto, que geralmente dura de 5 a 12 dias.
INCORRETA. As primeiras manifestações da dengue são febre alta repentina (39°C a 40°C), dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos.
Portanto, gabarito LETRA A.
REFERÊNCIA:
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue. s/d. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue>. Acesso em: 11 abr. 2024.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. DEPARTAMENTE DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_prevencao_controle_dengue.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2024.
Deixe um comentário