A Dengue exibe um espectro clínico amplo, apresentando desde casos leves até casos graves, podendo levar ao óbito. O diagnóstico desta infecção pode ocorrer por meio da avaliação de diferentes classes de anticorpos em resposta a exposição aos diferentes sorotipos do vírus da dengue: Den1, Den2, Den3 e Den4.
A esse respeito, analise os itens a seguir.
I. O método de ELISA para a detecção de IgM dos quatro sorotipos da dengue costuma positivar a partir do quinto ou sexto dia da doença.
II. O método de ELISA para a detecção do IgG costuma positivar mais tardiamente que o IgM na infecção primária e negativar na infecção secundária.
III. Para a avaliação da infecção pelo vírus da Dengue antes do quinto dia da doença, recomenda-se a pesquisa do antígeno NS1 do vírus.
Está correto o que se afirma em
- A) III, apenas.
- B) I e III, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e III, apenas.
Para identificar a alternativa correta, primeiramente vamos analisar e julgar cada afirmativa. Ao final, as respectivas afirmativas corretas constam na alternativa correta:
CORRETA: O método de ELISA para a detecção de IgM dos quatro sorotipos da dengue geralmente positiva a partir do quinto ou sexto dia da doença. Isso ocorre porque os anticorpos IgM são produzidos pelo sistema imunológico em resposta à infecção aguda pelo vírus da dengue, e leva algum tempo para que sua concentração seja suficiente para ser detectada pelos testes laboratoriais, geralmente a partir do quinto ou sexto dia após o início dos sintomas.
INCORRETA: Na infecção primária, o método de ELISA para a detecção de IgG costuma positivar mais tardiamente que o IgM, isso ocorre porque a produção de IgG é uma resposta imunológica mais tardia, geralmente aparecendo alguns dias após a produção de IgM. Na infecção secundária, no entanto, os níveis pré-existentes de IgG podem ser mais elevados devido à resposta imunológica de memória do organismo. Portanto, enquanto é verdade que o IgG pode positivar mais tardiamente do que o IgM na infecção secundária, os níveis de IgG permanecem detectáveis e até mesmo aumentam em uma infecção secundária devido à resposta imunológica amplificada.
CORRETA: O antígeno NS1 é uma proteína viral produzida pelo vírus da dengue durante a fase inicial da infecção. Esta proteína é liberada na corrente sanguínea do paciente infectado e pode ser detectada em testes laboratoriais específicos, conhecidos como testes de detecção de antígeno NS1. A principal vantagem da detecção do antígeno NS1 é sua capacidade de identificar a infecção pelo vírus da dengue em estágios muito precoces da doença, muitas vezes antes do aparecimento dos sintomas clínicos característicos, como febre, dores no corpo e erupção cutânea.
Assim, são corretas somente I e III.
Portanto, a alternativa que apresenta a resposta CORRETA é a letra b) I e III, apenas.
Deixe um comentário