A figura a seguir mostra as fases típicas do crescimento bacteriano.
Fonte: LEAL, V. L. Org. et al. Protocolos e técnicas laboratoriais de
rotina. São Paulo: Tiki Books; Santa Cruz do Sul: UNISC, 2019, p. 137.
É correto afirmar que a fase lag do crescimento está representada pelo (s) número (s)
- A) 1.
- B) 2.
- C) 3.
- D) 4.
- E) 1 e 2.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 1.
Gabarito: Alternativa A
Justificativa: O crescimento bacteriano é caracterizado por quatro fases, conforme demonstrado na figura: (1) Fase Lag; (2) Fase Log, (3) Fase estacionária; (4) Fase de declínio. É avaliado conforme o número de bactérias que se encontra no meio, juntamente com a disponibilidade de substratos no meio em que se encontra.
A fase lag (1) corresponde a uma fase de "adaptação". Nesse estágio, as bactérias encontram-se em estágio de latência, sem crescimento aparente. Há grande quantidade de substrato no meio.
A fase log (2) corresponde a fase de crescimento bacteriano. Esse crescimento ocorre de forma logarítmica, apresentando um significativo aumento no número de bactérias presente no meio. Durante esse período, também há grande quantidade de substrato presente no meio.
A fase estacionária (3) corresponde a uma fase em que não há aumento nem decréscimo aparente no número total de bactérias. Nesse ponto, o índice de crescimento de bactérias é proporcional ao índice de morte bacteriana, devido a redução na quantidade de substratos presente no meio.
A fase de declínio (4) corresponde ao decréscimo do número de bactérias no cultivo. Nesse ponto, há o esgotamento de substrato no meio, resultando em uma alta taxa de mortalidade das bactérias presentes.
Deixe um comentário