A figura abaixo ilustra o processo de conjugação bacteriana.
Sobre esse processo, analise as afirmações a seguir para assinalar a alternativa verdadeira.
I) A conjugação bacteriana se refere à transferência de DNA cromossômico do nucleoide de uma célula para outra e pode ser considerada um tipo de reprodução sexuada.
II) A conjugação bacteriana não gera novos descendentes, mas confere variabilidade genética e resistência aos antibióticos.
III) O processo de conjugação não é restrito ao reino Monera, ocorrendo também em indivíduos do Reino Protoctista.
Estão corretas as afirmações
- A) I, apenas.
- B) II, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) II e III, apenas.
FALSA: A conjugação bacteriana não envolve a transferência de DNA cromossômico (genoma completo) do nucleoide de uma célula para outra. Em vez disso, a conjugação bacteriana envolve a transferência de um fragmento de DNA plasmídico, que é um pequeno pedaço de material genético presente nos plasmídeos, encontrados nas bactérias. A conjugação é considerada um processo de transferência de material genético, mas não é considerada uma forma de reprodução sexuada.
VERDADEIRA: Durante a conjugação, genes que conferem resistência a antibióticos ou outros traços vantajosos podem ser transferidos de uma bactéria doadora para uma bactéria receptora. Isso permite que as bactérias receptoras adquiram características que podem aumentar sua capacidade de sobrevivência e reprodução em ambientes desafiadores.
VERDADEIRA: A conjugação bacteriana pode ocorrer em protistas também. Alguns protistas, como os paramecídeos, foram observados realizando um processo semelhante à conjugação bacteriana, envolvendo a transferência de material genético entre células.
Somente I) é falsa, enquanto II) e III) são verdadeiras.
Portanto, a alternativa com a resposta CORRETA é a letra d) II e III, apenas.
Deixe um comentário