A influenza aviária é considerada uma zoonose, o que representa preocupação permanente aos agentes de saúde pública, uma vez que alguns subtipos, tais como H5N1, H9N2, H7N7 e H7N2 já foram transmitidos diretamente de aves domésticas para humanos.
A introdução de doenças em um país pode ocorrer, entre outros meios, por tráfego de passageiros, importação de animais (vivos, material de multiplicação, produtos para consumo humano e animal e produtos para uso industrial e farmacêutico), produtos biológicos, descarte de bordo, aves migratórias, correspondência postal e etc.
Com relação à enfermidade de que trata o texto acima, julgue o item que se segue.
Radiologicamente, o quadro mais comum de um humano infectado com influenza aviária é de pneumonia. No entanto, falência de múltiplos órgãos, disfunção renal, comprometimento cardíaco, hemorragia pulmonar, pneumotórax, pancitopenia, síndrome de Reye e sepse já foram descritos. Também podem ser manifestações da doença a encefalopatia e a diarréia.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é letra A) Certo
Explicação:
A influenza aviária, causada pelos subtipos H5N1, H9N2, H7N7 e H7N2, pode apresentar manifestações graves em humanos. Radiologicamente, o quadro mais comum de um humano infectado com influenza aviária é de pneumonia, mas outras complicações como falência de múltiplos órgãos, disfunção renal, comprometimento cardíaco, hemorragia pulmonar, pneumotórax, pancitopenia, síndrome de Reye, sepse, encefalopatia e diarréia também podem estar presentes. Portanto, a afirmação apresentada no texto está correta, evidenciando a gravidade e diversidade de sintomas associados à enfermidade, justificando a alternativa A como correta.
Deixe um comentário