Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A origem dos vírus não é inteiramente clara. De acordo com algumas explicações aceitas atualmente, os vírus são derivados dos seus próprios hospedeiros, representam micróbios extremamente reduzidos ou que apareceram separadamente no caldo primordial que deu origem às primeiras células. Acredita-se, ainda, que diferentes variedades de vírus teriam origens diversas e independentes. Quando não estão se reproduzindo, os vírus não manifestam atividades vitais, ou seja, não crescem, não degradam e não produzem substâncias. No entanto, sua capacidade reprodutiva é assombrosa, pois um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhões de novos indivíduos.

Internet: <virologiaemdemasia.blogspot.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima apresentado, julgue o item subsequente.

A hipótese de que os vírus são microrganismos extremamente reduzidos apoia-se, entre outros indícios, no fato de que apenas células eucarióticas são vulneráveis à infecção viral.

Resposta:

Resposta: A alternativa correta é letra B) Errado.

Explicação:

  • A hipótese de que os vírus são microrganismos extremamente reduzidos não apoia necessariamente a ideia de que apenas células eucarióticas são vulneráveis à infecção viral.
  • Vírus são agentes infecciosos que podem infectar uma ampla gama de organismos, incluindo células procariontes e eucariontes.
  • Embora alguns vírus tenham preferência por infectar células eucarióticas, como é o caso de muitos vírus que infectam humanos, há também vírus que infectam especificamente células procariontes, como bactérias e arqueias.
  • Portanto, a vulnerabilidade à infecção viral não está restrita apenas às células eucarióticas, refutando a afirmação de que os vírus são microrganismos extremamente reduzidos baseada nesse critério.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *