Continua após a publicidade..
A Parede Celular das bactérias situa-se abaixo das substâncias extracelulares (glicocálice) e externamente à membrana que está em contato imediato com o citoplasma. Sua espessura é calculada, em média, de 10 a 25nm. A função da parede celular é a de proporcionar uma moldura rígida, ou “colete”, que suporta e protege as estruturas protoplasmáticas mais lábeis, em face das possíveis lesões osmóticas. Sobre a parede celular das bactérias, marque a alternativa correta:
- A) Nas eubactérias, o peptideoglicano, um composto polimérico, é o componente da parede celular que determina sua forma.
- B) A parede celular das bactérias Gram-positivas é constituída por ácido teicóico, além do peptideoglicano, que corresponde à uma fração menor que a encontrada na parede das bactérias Gram-negativas.
- C) A parede das bactérias Gram-negativas é menos complexa que a parede das Gram-positivas, pois possui uma membrana interna cobrindo uma camada fina de peptideoglicano.
- D) A membrana externa das bactérias Gram-positivas é constituída porfosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos.
- E) A parede celular das bactérias não evita a evasão de certas enzimas, assim como o influxo de certas substâncias que poderiam causar dano à célula.
Resposta:
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Nas eubactérias, o peptideoglicano, um composto polimérico, é o componente da parede celular que determina sua forma.
Explicação:
O peptideoglicano é um dos principais componentes da parede celular das bactérias e desempenha um papel crucial na determinação da forma da célula. Nas eubactérias, o peptideoglicano forma uma estrutura rígida que confere suporte e proteção às estruturas protoplasmáticas da célula contra lesões osmóticas. Portanto, a alternativa A é a correta, pois destaca a função e a importância do peptideoglicano na parede celular das bactérias.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário