A parede celular de uma célula bacteriana é uma estrutura complexa, semirrígida, responsável pela forma da célula.
Sobre a parede celular, analise as afirmativas abaixo:
I – A parede celular bacteriana é composta de uma rede macromolecular denominada peptideoglicana, que consiste em um dissacarídeo repetitivo ligado por polipeptídeos para formar uma rede que circunda e protege toda a célula, podendo esta estrutura estar presente, isoladamente ou em combinação, com outras substâncias.
II – A parede celular, na maioria das bactérias gram-negativas, consiste em muitas camadas de peptideoglicana, formando uma estrutura espessa e rígida.
III – Na colaração de Gram, as bactérias gram-negativas podem ser descoradas e aceitar o contracorante (corante safranina) cora-se de rosa ou vermelho.
IV – Nas bactérias gram-positivas, a membrana externa apresenta um alto conteúdo de lipopolissacarídeo.
Estão corretas as afirmativas:
- A) I e II, apenas.
- B) II e III, apenas.
- C) III e IV, apenas.
- D) I e IV, apenas.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
A questão não tem gabarito, pois estão corretas as afirmativas I e III.
I - A parede celular bacteriana é composta de uma rede macromolecular denominada peptideoglicana, que consiste em um dissacarídeo repetitivo ligado por polipeptídeos para formar uma rede que circunda e protege toda a célula, podendo esta estrutura estar presente, isoladamente ou em combinação, com outras substâncias.
CORRETA: a parede celular bacteriana é composta por uma rede macromolecular de peptideoglicano, cuja parte sacarídica é constituída de dois açúcares, N-acetilglicosamina(NAG) e N-acetilmurâmico (NAM), ligados um ao outro e formando uma fileira de dissacarídeos repetidos.
II - A parede celular, na maioria das bactérias gram-negativas, consiste em muitas camadas de peptideoglicana, formando uma estrutura espessa e rígida.
INCORRETA: as bactérias gram-negativas possuem parede celular predominantemente lipídica, apresentando uma camada fina de peptideoglicanos.
III - Na colaração de Gram, as bactérias gram-negativas podem ser descoradas e aceitar o contracorante (corante safranina) cora-se de rosa ou vermelho.
CORRETA: As células gram-negativas coram-se em rosa/avermelhado devido à fina camada de peptideoglicanos na parede celular, composta principalmente por lipídeos. Na técnica, aplica-se, um descolorante, solução alcoólica que penetra facilmente na parede celular de bactérias gram-negativas, devido sua parede ser mais fina e rica em lipídeos (solúveis em álcool). Na sequência aplica-se o segundo corante (chamado de contracorante, secundário ou de fundo), geralmente safranina, que resulta em coloração rosa/avermelhada observada nas células gram-negativas.
IV - Nas bactérias gram-positivas, a membrana externa apresenta um alto conteúdo de lipopolissacarídeo.
INCORRETA: Nas bactérias gram-positivas, ocorre uma camada espessa de peptideoglicanos na parede celular.
Deixe um comentário