A respeito de morfologia, fisiologia e genética bacteriana, assinale a alternativa correta.
- A) As bactérias apresentam estrutura celular procarionte, podem ser móveis ou não e produzir flagelos ou não. A maior parte do DNA está contida em um cromossomo e a maioria das bactérias contém plasmídeo.
- B) As bactérias apresentam estrutura celular eucarionte, podem ser móveis ou não, produzir flagelos ou não. A maior parte do DNA está contida em um cromossomo e somente a espécie Escherichia coli contém plasmídeo.
- C) As bactérias apresentam estrutura celular procarionte, são móveis pela presença de flagelos e todo seu DNA está enovelado e envolto por um núcleo de natureza polissacarídea.
- D) As bactérias apresentam estrutura celular eucarionte, podem ser móveis ou não, produzir flagelos ou não. Algumas espécies de bactérias têm a capacidade de formar endosporos que quando liberados no meio podem sobreviver a temperaturas extremas, falta de água e exposição a muitas substâncias químicas tóxicas e radiação.
- E) As bactérias apresentam estrutura celular procarionte, não apresentam motilidade, possuem o DNA contido em um cromossomo e sua replicação acontece por fissão binária ou brotamento.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) As bactérias apresentam estrutura celular procarionte, podem ser móveis ou não e produzir flagelos ou não. A maior parte do DNA está contida em um cromossomo e a maioria das bactérias contém plasmídeo.
Gabarito: Letra "A"
Entendimento: Letra "A"
Acompanhe minha análise:
a) As bactérias apresentam estrutura celular procarionte, podem ser móveis ou não e produzir flagelos ou não. A maior parte do DNA está contida em um cromossomo e a maioria das bactérias contém plasmídeo.
CORRETA. Está inteiramente correta a afirmativa.
Há muitos equívocos nos materiais didáticos quando abordam diferenças entre procariontes e eucariontes. Em síntese, os materiais simplificam demais a explicação e, de tanto simplificar, fornecem informações equivocadas. Objetivamente, é o seguinte:
A membrana nuclear é parte do sistema de endomembranas. O sistema de endomembranas é encontrado somente em células eucarióticas. Por exemplo, quando dizemos que os eucariotos têm seu material genético restrito a um ambiente próprio e interno, estamos explicando que eles têm núcleo definido na célula. O núcleo faz parte do sistema de endomembranas, que é típico dos eucariotos. Nos procariotos, não há sistema de endomembranas. Portanto, não há núcleo definido. Note que eu falo que não há núcleo definido; o material genético não fica restrito a um ambiente.
b) As bactérias apresentam estrutura celular eucarionte, podem ser móveis ou não, produzir flagelos ou não. A maior parte do DNA está contida em um cromossomo e somente a espécie Escherichia coli contém plasmídeo.
ERRADA. As bactérias são procariontes. "O plasmídeo é um fragmento circular de DNA que se replica independentemente do cromossomo da célula. Entretanto, os plasmídeos diferem dos cromossomos bacterianos, pois os genes que eles transportam normalmente não são essenciais para o crescimento da célula sob condições normais" (Referência: TORTORA, G. J. et al. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 228). É uma estrutura que não está presente em todas as bactérias, mas certamente a E. coli não é a única que possui plasmídeo.
c) As bactérias apresentam estrutura celular procarionte, são móveis pela presença de flagelos e todo seu DNA está enovelado e envolto por um núcleo de natureza polissacarídea.
ERRADA. Anote aí:
O nucleoide de uma célula bacteriana [...] normalmente contém uma única molécula longa e contínua de DNA de dupla-fita, frequentemente arranjada em forma circular, denominada cromossomo bacteriano. Essa é a informação genética da célula, que carrega todas as informações necessárias para as estruturas e as funções celulares. Ao contrário dos cromossomos das células eucarióticas, os cromossomos bacterianos não são circundados por um envelope nuclear (membrana) e não incluem histonas. O nucleoide pode ser esférico, alongado ou em forma de halteres. Em bactérias em crescimento ativo, cerca de 20% do volume celular é preenchido pelo DNA, uma vez que essas células pré-sintetizam o DNA para as células futuras. O cromossomo está fixado à membrana plasmática. Acredita-se que proteínas na membrana plasmática sejam responsáveis pela replicação do DNA e pela segregação dos novos cromossomos para as células-filhas, na divisão celular. (grifo meu).
Referência: TORTORA, G. J. et al. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 90.
d) As bactérias apresentam estrutura celular eucarionte, podem ser móveis ou não, produzir flagelos ou não. Algumas espécies de bactérias têm a capacidade de formar endosporos que quando liberados no meio podem sobreviver a temperaturas extremas, falta de água e exposição a muitas substâncias químicas tóxicas e radiação.
ERRADA. As bactérias são procariontes. De fato, algumas espécies de bactérias formam endósporos. Anote aí:
Um endósporo é uma estrutura especialmente resistente, dor- mente, formada dentro de uma célula que protege a bactéria de condições ambientais adversas. Embora os endósporos sejam relativamente incomuns nas células bacterianas, podem ser formados por alguns gêneros de bactérias.
Referência: TORTORA, G. J. et al. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 67.
e) As bactérias apresentam estrutura celular procarionte, não apresentam motilidade, possuem o DNA contido em um cromossomo e sua replicação acontece por fissão binária ou brotamento.
ERRADA. As bactérias têm motilidade, seja com flagelos ou outras estratégias (quimiotaxia, fototaxia).
Algumas células procarióticas possuem flagelos, que são longos apêndices filamentosos que realizam a propulsão da bactéria. As bactérias que não possuem flagelos são chamadas de atríquias (sem projeções). Os flagelos podem ser peritríquios (distribuídos ao longo de toda a célula [...]) ou polares (em uma ou ambas as extremidades da célula). No caso de flagelos polares, eles podem ser monotríquios (um único flagelo em um polo da célula [...]), lofotríquios (um tufo de flagelos saindo de um polo da célula [...]) ou anfitríquios (flagelos em ambos os polos da célula [...]).
Referência: TORTORA, G. J. et al. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 77.
Deixe um comentário