A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus. A infecção por rubéola na gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe, como aborto e para os recém-nascidos, malformações congênitas. Diante disso, é de extrema importância seu diagnóstico. Das afirmativas apresentadas abaixo, assinale a alternativa CORRETA em relação ao diagnóstico da rubéola.
1) Diagnóstico – Clínico, laboratorial e epidemiológico.
2) A leucopenia é um achado frequente.
3) O diagnóstico laboratorial é realizado por meio da sorologia para detecção de anticorpos IgM específicos para rubéola.
4) A detecção de anticorpos IgG ocorre, geralmente, após o desaparecimento do exantema, alcançando pico máximo entre 10 e 20 dias, permanecendo detectáveis por toda a vida.
5) São utilizadas as seguintes técnicas: inibição da hemaglutinação, que apesar do baixo custo e simples execução, seu uso vem sendo substituído por outras técnicas mais sensíveis, como aglutinação do látex, imunofluorescência, hemaglutinação passiva, ensaio imunoenzimático (ELISA).
- A) Todas as afirmativas estão incorretas.
- B) Todas as afirmativas estão corretas.
- C) Apenas a afirmativa 2 está incorreta.
- D) Apenas a afirmativa 4 está incorreta.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Todas as afirmativas estão corretas.
Esta alternativa afirma que todas as afirmativas apresentadas estão corretas em relação ao diagnóstico da rubéola. Portanto, a resposta correta é a opção que indica que todas as afirmativas estão corretas.
Deixe um comentário