A tabela a seguir compara características dos três domínios da vida: Bacteria, Archaea e Eukarya.
Nela, a ausência da característica é identificada pelo símbolo –, enquanto a presença, pelo símbolo +.
O (s) número (s) que pode (m) ser corretamente substituído (s) pelo símbolo + é (são):
- A) 2 e 8.
- B) 4, 5 e 9.
- C) 3, 4, 7 e 8.
- D) 1, 2, 5 e 6.
- E) 1, 3, 5, 7 e 9.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) 3, 4, 7 e 8.
Gabarito: Alternativa C
Justificativa: As principais classificações de organismos vivos diferem, principalmente, devido a presença ou ausência de determinadas estruturas, conforme demonstrado na tabela. Abaixo, descrevemos cada uma das estruturas apresentadas, além da sua presença ou ausência em cada um dos organismos.
Envelope nuclear: Consiste em uma membrana que delimita a região do núcleo, no qual compreende o material genético. Corresponde ao principal diferencial entre organismos eucariotos, em que se encontra presente, e procariotos, no qual encontra-se ausente. Sendo assim, essa estrutura está presente em organismos eucariotos e ausência em bactérias e arqueas (1 - negativo).
Organelas envolvidas por membrana: Consiste em estrutura presentes no citoplasma das células eucarióticas, no qual desempenham funções importantes para sobrevivência celular, tais como: síntese proteica, produção energética, digestão celular, armazenamento e secreção de substâncias. Estão presentes em células eucarióticas e ausentes em bactérias e arqueas. ( 2 - negativo; 3 - positivo)
Peptideoglicano na parede celular: Constitui de uma estrutura de açúcar ligado a aminoácidos presente na parede celular de bactérias, cuja função está relacionada rigidez dessas estruturas. Constitui de um importante diferencial entre bactérias e arqueas, uma vez que as arqueas não apresentam essa estrutura. Sendo assim, essa estrutura está presente em bactérias e ausente em arqueas e eucariotos. (4 - positivo; 5 e 6 - negativos)
Cromossomo circular: O cromossomo circular consiste em uma estrutura de DNA extracromossomal, característica de bactérias e arqueas, que não possuem carioteca (envoltório nuclear). Apresentam replicação independente, além de carregarem genes de resistência, favorecendo sua sobrevivência. São bastante utilizados em técnicas de biologia molecular, como forma de produção de proteínas recombinantes. Essas estruturas estão presentes em bactérias e arqueas e ausentes em eucariotos. (7 e 8 - positivos; 9 - negativo)
Sendo assim, devem ser caracterizados como presentes (+) as estruturas apontadas em 3, 4, 7 e 8, conforme demonstrado pela alternativa C.
Deixe um comentário