Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A (X) é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante-bebê) e por transfusão de sangue. A infecção pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias. A (Y) é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter mais de uma vez. (Z) é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramentovda febre amarela, em Uganda. Cerca de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. X, Y e Z mencionados no texto acima podem ser substituídos, respectivamente, por:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Dengue, Febre Chikungunya e Zika.

 

Para a resolução desta questão comentaremos brevemente cada uma das possíveis doenças X, Y e Z.

 

" A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus pertence à família Flaviviridae, do gênero Flavivírus (...). A fêmea do mosquitoAedes aegypti é a principal transmissora da dengue no Brasil (....). A doença pode ser assintomática ou pode evoluir até quadros mais graves, como hemorragia e choque. Na chamada dengue clássica, que deve ser notificada, a primeira manifestação é febre alta (39° a 40°C) e de início abrupto, usualmente seguida de dor de cabeça ou nos olhos, cansaço ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, náuseas, tonteiras, vômitos e erupções na pele (semelhantes à rubéola). A doença tem duração de cinco a sete dias (máximo de 10), mas o período de convalescença pode ser acompanhado de grande debilidade física, e prolongar-se por várias semanas."

 Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (http://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/dengue/)

 

"Febre Chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente) (...). Febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O início dos sintomas pode levar de dois a dez dias para ocorrer. É o chamado período de incubação."

Fonte: Biblioteca virtual em saúde - Ministério da Saúde (https://bvsms.saude.gov.br/febre-de-chikungunya/#:~:text=%C3%89%20uma%20doen%C3%A7a%20infecciosa%20febril,a%20febre%20amarela%2C%20respectivamente).

 

"O zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda. Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história."

 Fonte: Bio-Manguinhos/Fiocruz 2019 (https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/zika-sintomas-transmissao-e-prevencao)

 

A partir das descrições de cada uma das doenças, podemos compreender a relação com o texto do enunciado, sendo, portanto, doença X: Dengue, Y: Febre Chikungunya e Z: Zika.

 

Assim, a alternativa que possui a resposta correta é a letra d) Dengue, Febre Chikungunya e Zika.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *