Algumas bactérias Gram-positivas que são patógenas, como Bacillus anthracis, são capazes de formar endósporos, como resposta a condições de falta de água ou de nutrientes essenciais. Na esporogênese,
- A) o cromossomo bacteriano é envolvido por uma membrana plasmática simples, onde se deposita peptideoglicano. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém açúcares. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente.
- B) o cromossomo bacteriano duplica-se, uma das cópias se isola e é envolvido por dupla membrana plasmática, onde se deposita queratina. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém açúcares. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente.
- C) o cromossomo bacteriano é envolvido por uma membrana plasmática simples, onde se deposita queratina. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém proteínas. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente.
- D) o cromossomo bacteriano duplica-se, uma das cópias se isola e é envolvido por dupla membrana plasmática, onde se deposita peptideoglicano. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém proteínas. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente.
- E) o cromossomo bacteriano é envolvido por uma membrana plasmática simples, onde se deposita queratina. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém açúcares. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o cromossomo bacteriano duplica-se, uma das cópias se isola e é envolvido por dupla membrana plasmática, onde se deposita peptideoglicano. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém proteínas. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente.
Determinadas espécies de Bacteria produzem estruturas denominadas endósporos durante um processo denominado esporulação ou esporogênese.
O endósporo difere estruturalmente de uma célula vegetativa, principalmente em relação aos tipos de estruturas encontradas externamente à parede do cerne. O endósporo apresenta várias camadas que não são encontradas nas células vegetativas. A camada mais externa é o exospório, um envoltório proteico delgado. No seu interior, encontram-se as capas do esporo, compostas por camadas de proteínas específicas do esporo. Abaixo da capa do esporo há o córtex, que consiste em peptideoglicano exibindo ligações cruzadas frouxas, e no interior do córtex encontra-se o cerne, o qual contém a parede do cerne, a membrana citoplasmática, o citoplasma, o nucleoide, os ribossomos e outros constituintes celulares essenciais.
A figura abaixo ilustra as etapadas da esporogênese. Ocorre duplicação do material genético e divisão assimétrica da célula.
Fonte: MADIGAN et al. Microbiologia de Brock. 14 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
Deixe um comentário