Alguns coronavírus, pertencentes à família Coronaviridae, são conhecidos por causar infecções respiratórias em humanos. Esses vírus, pertencentes à Classe IV, são constituídos por uma fita simples de RNA de polaridade (sentido) positiva (ssRNA+) e, por isso,
- A) são independentes da estrutura da célula hospedeira para terem seu genoma transcrito.
- B) podem atuar como mRNA e serem traduzidos em proteínas virais após inserção no citoplasma da célula hospedeira.
- C) têm o genoma utilizado como molde para produção de DNA viral dentro da célula hospedeira.
- D) têm o genoma utilizado como molde para transcrição de RNA complementar que atua como mRNA.
- E) possuem mecanismos inibidores da mutação do seu genoma quando inseridos na célula hospedeira.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) podem atuar como mRNA e serem traduzidos em proteínas virais após inserção no citoplasma da célula hospedeira.
Gabarito: Alternativa B
Justificativa: O coronavírus corresponde ao vírus causador da pandemia de SARS-Cov-2, responsável por causar infecções respiratórias e acarretando em milhares de mortes ao redor do mundo. Esse vírus pertence a família Coronaviridae, no qual apresentam como principal característica seu formato peculiar, no qual apresenta inúmeras "espículas" ao seu redor, proporcionando seu aspecto semelhante a uma coroa.
As demais características dessa família incluem a presença de material genético de RNA, de fita única e sentido positivo. Por essa característica, ao infectarem uma célula hospedeira, atuam como RNA mensageiro (mRNA), permitindo que as suas proteínas sejam traduzidas pela maquinaria celular hospedeira, ocasionando em sua virulência.
Deixe um comentário