Alguns vírus carregam genes causadores de câncer, o que poderá provocar:
- A) aquisição dos genes da célula animal normal para o genoma do vírus, o que o converte numa célula cancerígena.
- B) interrupção da replicação lítica da partícula viral, causando um tumor cancerígeno.
- C) interrupção da proliferação celular normal pela síntese de proteínas inibitórias da célula hospedeira.
- D) integração do gene viral ao cromossoma da célula animal normal, o que a converte numa célula cancerígena.
- E) integração do gene viral e bloqueio da replicação lisogênica, causando um tumor cancerígeno.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) integração do gene viral ao cromossoma da célula animal normal, o que a converte numa célula cancerígena.
Os vírus estão associados com alguns cânceres. Alguns retrovírus podem causar câncer por mutação e rearranjo dos genes do hospedeiro, convertendo os proto-oncogenes (genes normais que estimulam a divisão celular, intimamente relacionados com os oncogenes) em oncogenes propriamente ditos. Outra forma pela qual os vírus podem contribuir para o câncer é alterar a expressão dos genes do hospedeiro.
Os retrovírus têm fortes promotores que garantem que seu próprio material genético seja transcrito pela célula hospedeira. Se o pró-vírus se inserir próximo a um proto-oncogene, os promotores virais podem estimular níveis elevados de expressão do proto-oncogene, levando à proliferação celular.
Observe os esquemas abaixo. Em A, ilustra-se a promoção de mutação e rearranjo de proto-oncogenes; em B, ilustra-se a inserção de promotores fortes próximo dos proto-oncogenes.
Fonte: Pierce (2016).
Fonte: Pierce (2016).
Os mecanismos acima citados estão relacionados ao ciclo lisogênico, isto é, aquele em que o genoma viral se insere no genoma da célula hospedeira e assim é replicado várias vezes antes de o ciclo lítico ser iniciado.
Outros vírus apresentam outros mecanismos que podem levar ao câncer. O HPV, por exemplo, causa câncer do colo uterino ao produzir proteínas que se fixam e inativam RB e p53, duas proteínas que, quando inativadas, as células são estimuladas a progredir no ciclo celular e se dividir sem os controles normais que evitam a proliferação celular.
Portanto, gabarito LETRA D.
REFERÊNCIA:
PIERCE, Benjamin A. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Deixe um comentário