Analise o seguinte trecho.
“‘Recentemente descoberto na China e também encontrado em outros países da Ásia, da Europa e da África, o gene mcr-1, que causa resistência a uma classe de antibióticos utilizados justamente para tratar infecções por bactérias multirresistentes, foi identificado pela primeira vez no Brasil em cepas da bactéria Escherichia coli isoladas de animais de produção.
A aparição desse gene no Brasil pode contribuir para o surgimento de bactérias resistentes a todos os antibióticos conhecidos, com risco de enfrentarmos uma situação similar ao que foi a era pré-antibiótica, quando doenças comuns, como uma infecção urinária ou um ferimento profundo na pele, levavam facilmente a óbito’, alerta Nilton Lincopan, responsável pela pesquisa Monitoramento de bactérias Gram-negativas multirresistentes de importância médica.”
Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/encontrada-no-brasil-bacteria-resistente-a-um-dos-mais-poderosos-antibioticos/>. Acesso em: 28 maio 2018.
A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.
I. As bactérias sofreram mutações para tornarem-se resistentes aos antibióticos utilizados.
II. Houve modificações nas bactérias, tanto fisiológicas como morfológicas, causadas pelos antibióticos para melhor adaptá-las ao ambiente em que estavam.
III. Os antibióticos selecionaram as bactérias mais sensíveis e permitiram que as resistentes se reproduzissem.
IV. As bactérias incorporaram os antibióticos em seu DNA e, assim, ficaram resistentes a eles.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- A) I e II, apenas.
- B) I e IV, apenas.
- C) II e III, apenas.
- D) III, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) III, apenas.
A afirmativa correta é a III, que diz: "Os antibióticos selecionaram as bactérias mais sensíveis e permitiram que as resistentes se reproduzissem.". Esta afirmativa está de acordo com o processo de seleção natural, no qual as bactérias mais sensíveis são eliminadas, permitindo que as resistentes se reproduzam, contribuindo para o aumento da resistência aos antibióticos.
Deixe um comentário