As arboviroses são doenças virais causadas pelos arbovírus, cujos vetores são artrópodes. O mosquito Aedes aegypt é um desses vetores, podendo disseminar diversas patologias, como zika, dengue, febre Chikungunya e febre amarela. O zika, por exemplo, é um vírus de
- A) RNA, de cadeia simples; e, quando transmitido para mulheres grávidas, pode desencadear o desenvolvimento de microcefalia congênita nos fetos.
- B) DNA, de cadeia simples; e, quando transmitido para fetos, pode desencadear o desenvolvimento de microcefalia congênita.
- C) RNA, de cadeia dupla; e, quando transmitido para mulheres grávidas, pode desencadear o desenvolvimento de microcefalia congênita nos fetos;
- D) DNA, de cadeia dupla; e, quando transmitido para fetos, pode desencadear o desenvolvimento de microcefalia congênita.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) RNA, de cadeia simples; e, quando transmitido para mulheres grávidas, pode desencadear o desenvolvimento de microcefalia congênita nos fetos.
Gabarito: Alternativa A
Justificativa: Os arbovírus constituem de uma classificação de vírus causadores de diversas doenças, transmitidas por insetos hematófagos, como o mosquito Aedes aegypt. Dentre as principais arboviroses, destacam doenças como Zika, dengue, febre Chikingunya e febre amarela.
É importante destacar que essa nomenclatura não trata-se de uma classificação taxonômica, e sim engloba diferentes famílias virais com características distintas. Famílias virais que participam desse grupo inclui os alfavírus, flavivírus, bunyavírus, reovírus, rhabdovírus e iridovírus.
Quando falamos especificamento do Zika vírus, trata-se de um flavivírus, no qual também compreende os vírus causadores da dengue e da febre amarela. Suas características incluem material genético do tipo RNA, em fita única e com sentido positivo. Embora cause apenas sintomas leves quando comparados as demais viroses causadas por flavivírus, a principal problemática envolvendo o Zika vírus está relacionada aos casos de microcefalia congênita quando há infecção de gestantes pelo vírus.
Deixe um comentário