Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As arqueobactérias (procariontes pertencentes ao domínio Archaea) são organismos que vivem em ambientes extremos e, portanto, às vezes, são chamadas de extremófilas. Os três grupos de arqueobactérias tem preferências específicas sobre a natureza exata do seu ambiente. Sobre isso, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

As                      são anaeróbicas estritas que produzem CH4 a partir de dióxido de carbono (CO2) e hidrogênio (H2). As                      exigem concentrações de sal muito altas para o seu crescimento. As                      exigem temperaturas na faixa de 80 a 100ºC e pH 2 para crescerem normalmente.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) metanógenas | halófilas | termoacidófilas

 

A alternativa que é CORRETA por apresentar os grupos de arqueobactérias relacionadas às explicações no trecho fornecido na questão é a letra c) metanógenas | halófilas | termoacidófilas.

 

As arqueobactérias metanógenas são anaeróbicas estritas, o que significa que não podem sobreviver em presença de oxigênio. Elas são capazes de produzir metano (CH4) a partir de dióxido de carbono (CO2) e hidrogênio (H2). Essas arqueobactérias são encontradas em ambientes anaeróbicos, como sedimentos de pântanos, tratos digestivos de animais ruminais e outros habitats onde o oxigênio está ausente.

 

As arqueobactérias halófilas exigem concentrações de sal muito altas para o seu crescimento. Elas são adaptadas a ambientes extremamente salinos, como lagos salgados, salinas e mares salgados. Essas arqueobactérias possuem mecanismos especiais para lidar com a alta salinidade, como a produção de proteínas que conseguem funcionar em condições de alta concentração de sal.

 

As arqueobactérias termoacidófilas exigem temperaturas elevadas, na faixa de 80 a 100ºC, e pH extremamente ácido (pH 2) para crescerem normalmente. Essas arqueobactérias são encontradas em ambientes extremos, como fontes termais, fumarolas vulcânicas e áreas geotérmicas. Elas possuem enzimas e membranas adaptadas para funcionar em condições de alta temperatura e acidez.

 

Assim, a alternativa c) preenche corretamente as lacunas:

 

As metanógenas são anaeróbicas estritas que produzem CH4 a partir de dióxido de carbono (CO2) e hidrogênio (H2). As halófitas  exigem concentrações de sal muito altas para o seu crescimento. As termoacidófilas  exigem temperaturas na faixa de 80 a 100ºC e pH 2 para crescerem normalmente.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *