Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As bactérias compreendem o principal grupo de organismos procarióticos e são divididas em dois grupos, as eubactérias e as arqueobactérias.

 

Acerca desse tema, assinale a alternativa que indica as três principais diferenças que separam esses dois grupos.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Composição da parede celular, composição dos fosfolipídios da membrana citoplasmática e aminoácido usado para o início da síntese proteica.

Gabarito: Letra E.

e)  Composição da parede celular, composição dos fosfolipídios da membrana citoplasmática e aminoácido usado para o início da síntese proteica.

 

- Composição da parede celular: as eubactérias possuem peptideoglicanos na parede celular, enquanto as arqueobactérias não possuem essa molécula como constituinte de sua parede celular.

 

- Composição dos fosfolipídios da membrana citoplasmática: uma das diferenças apresentadas nesse aspecto é a forma como as moléculas lipídicas estão sendo ligadas, sendo que nas eubactérias essas moléculas estão unidas por ligações éster, já nas archeobactérias ocorre a ligação do tipo éter, sendo essa mais estável à hidrólise em pH ácido e altas temperaturas em comparação com as ligações  do tipo éster. Esse é um aspecto de grande relevância, uma vez que muitas archeobactérias habitam ambientes extremos, com altas temperaturas ou de grande acidez. Observe na imagem abaixo as ligações dos fosfolipídios de archeo e eubactérias.

 

Fonte da imagem: https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/fbb993735531a8ec20b5cedb5549ffccf2303f16.png. Acesso em 08/10/21.

  

- Aminoácido usado para o início da síntese proteica: a diferença com relação a esse ponto é que nas eubactérias o aminoácido usado para iniciar a síntese proteica é uma metionina modificada, a formil-metionina, enquanto as archeobactérias (assim como nos eucariotos) utilizam a metionina não modificada para iniciar a síntese proteica. Na imagem abaixo, observe a diferença na estrutura desses aminoácidos:

 

Fonte da imagem: https://slideplayer.it/slide/17388939/101/images/22/Metionina+%28Met%29+N-formilmetionina+%28fMet%29.jpg. Acesso em 08/10/21.

  

Com relação as demais características citadas nas alternativas, essas não diferem entre os dois grupos. Sobre os ambientes em que são encontradas, vale destacar que algumas archeobactérias habitam ambientes extremos, por isso são chamadas de extremófilas. Podemos citar como exemplo: termófilas, encontradas em ambientes com altas temperaturas; halófitas, encontradas em ambientes  com alta concentração de sal.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *