As concentrações de arsênio no oceano se alteraram ao longo do tempo geológico. No período Pré-Cambriano, os oceanos receberam grandes quantidades de arsênio, em consequência do intemperismo de minerais continentais de sulfeto de arsênio. Recentemente foram identificados micro-organismos com expressão proteica das enzimas arsenito oxidase e arsenato redutase no Oceano Pacífico Norte Oriental, nas zonas deficientes de oxigênio em regiões pelágicas, sugerindo que a comunidade microbiológica é capaz de utilizar arsênio para respiração celular.
(Fonte: Jaclyn Saunders e outros, PNAS, Washington, v. 116, n. 20, p. 9925-9930, maio 2019.)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas frases a seguir.
Assim como as formas oxidadas de nitrogênio e enxofre, o arsênio pode ser utilizado como aceptor (i) __________ na respiração celular desses micro-organismos nas zonas deficientes de oxigênio. No período (ii) __________, surgiram as cianobactérias, os primeiros seres fotossintetizantes.
- A) (i) final de elétrons; (ii) arqueano.
- B) (i) intermediário de elétrons; (ii) arqueano.
- C) (i) final de elétrons; (ii) fanerozoico.
- D) (i) intermediário de elétrons; (ii) fanerozoico.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) (i) final de elétrons; (ii) arqueano.
Gabarito: Alternativa A
Justificativa: Os primeiros organismos fotossintetizantes foram as cianobactérias, há cerca de 2,5 bilhões de anos, no período denominado Arqueano. São organismos unicelulares e procariontes, sendo seres produtores primitivos e responsáveis pela produção e fixação de oxigênio inicial na Terra.
Quanto ao processo de respiração celular aeróbio, na cadeia transportadora de elétrons, o oxigênio é o aceptor final elétrons, unindo-se aos íons H+ liberados e originando moléculas de água. Todavia, em ambientes em anaerobiose, ou seja, com baixas concentrações de oxigênio, o arsênio pode desempenhar essa função, tornando-se o aceptor final de elétrons nessa situações.
Deixe um comentário