As hantaviroses são doenças sistêmicas febris transmitidas por roedores silvestres, cujo agente etiológico é o Hantavirus (Pinto Júnior, 2019). Em relação as hantavirose é INCORRETO afirmar:
- A) Existem duas apresentações clínicas da enfermidade: a Febre Hemorrágica com Síndrome Renal e a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus, sendo a primeira forma que ocorre no Brasil e predominantemente nas Américas.
- B) É doença zoonótica transmitida ao homem por meio da inalação do agente infectante presente em excretas de roedores silvestres infectados, que atuam como reservatórios, amplamente distribuídos no Mundo.
- C) Outras formas de transmissão mais raras são: mordedura, ingestão de alimentos contaminados com secreções desses animais e contato com excretas contendo o vírus com sua posterior penetração em mucosas.
- D) A aquisição por hantavirose no Brasil está relacionada quase exclusivamente com atividade rural.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Existem duas apresentações clínicas da enfermidade: a Febre Hemorrágica com Síndrome Renal e a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus, sendo a primeira forma que ocorre no Brasil e predominantemente nas Américas.
A partir das alternativas apresentadas na questão, pode-se afirmar que é incorreta o que explica a alternativa a).
a) Existem duas apresentações clínicas da enfermidade: a Febre Hemorrágica com Síndrome Renal e a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus, sendo a primeira forma que ocorre no Brasil e predominantemente nas Américas.
INCORRETA: A forma predominante no Brasil é a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH), assim como nas Américas.
As demais alternativas estão corretas e são encontrados trechos semelhantes em publicação de Pinto Junior, pela Fiocruz:
A aquisição por hantavirose no Brasil está relacionada quase exclusivamente com atividade rural. Nos períodos de colheita, aquando os silos das fazendas e outros locais de estocagem de alimentos encontram-se abastecidos, há atração de roedores que se alimentam dos grãos armazenados.
(...) Outras formas de transmissão mais raras são: mordedura, ingestão de alimentos contaminados com secreções desses animais e contato com excretas contendo Atualidades em Medicina Tropical no Brasil: Microbiologia 157 o vírus com sua posterior penetração em mucosas.
(...) A aquisição por hantavirose no Brasil está relacionada quase exclusivamente com atividade rural. Nos períodos de colheita, aquando os silos das fazendas e outros locais de estocagem de alimentos encontram-se abastecidos, há atração de roedores que se alimentam dos grãos armazenados.
Referência: PINTO JUNIOR, Vitor Laerte; OLIVEIRA, Stefan Vilges de; SANTOS, Vitorino Modesto dos. Hantavirose no Brasil: aspectos clínicos e epidemiológicos de uma doença emergente grave. In: CARVALHO, Clarice Maia et al (Org.). Atualidades em medicina tropical no Brasil: microbiologia. Rio Branco: Stricto Sensu, 2020. p.154-174.
Deixe um comentário