Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços da frase seguinte.
A rubéola é uma doença causada por um vírus pertencente à família e possui duas formas: aguda e . Seu diagnóstico laboratorial é feito no soro através da detecção de anticorpos da classe IgM por .
- A) Flaviridae - crônica - ELISA
- B) Retroviridae - crônica - RT PCR
- C) Togaviridae - congênita - ELISA
- D) Paramyxoviridae - congênita - RT PCR
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Togaviridae - congênita - ELISA
GABARITO DA BANCA: LETRA C.
MEU GABARITO: ANULADA.
A rubéola é uma doença exantemática aguda, de etiologia viral, que apresenta alta contagiosidade, causada por um vírus RNA, do gênero Rubivirus e da família Matonaviridae (anteriormente pertencia à Togaviridae mas foi alterado em 2019)
Pode ocorrer ainda a forma da rubéola congênita (SRC), uma doença que ocorre em bebês em desenvolvimento no útero, que resulta da infecção materna pelo vírus da rubéola durante a gravidez.
O diagnóstico laboratorial é realizado por meio de sorologia, utilizando-se a técnica de ensaio imunoenzimático ELISA (do inglês, enzyme-linked immunosorbent assay) para detecção de anticorpos IgM específicos, soroconversão ou aumento na titulação de anticorpos IgG. O vírus também pode ser identificado pela técnica de reação em cadeia da polimerase precedida de transcrição reversa (RT-PCR), em amostras de orofaringe, nasofaringe, urina, líquor ou em tecidos do corpo (óbito).
Portanto, não há alternativa que completa correta e respectivamente os espaços da frase, pois a informações sobre a família Togaviridae está incorreta, uma vez que agora o vírus da rubéola pertence à família Matonaviridae (ver Brasil, 2022 e Walker, 2019).
Referênicas:
Walker, P.J. et al. Changes to virus taxonomy and the International Code of Virus Classification and Nomenclature ratified by the International Committee on Taxonomy of Viruses. Arch Virol, v. 164, p. 2417–2429, 2019. https://doi.org/10.1007/s00705-019-04306-w
Brasil. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde. 5. ed. rev. e atual. Brasília : Ministério da Saúde, 2022.
Deixe um comentário