Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Atualmente o noticiário tem sido enfático sobre os casos de febre amarela que afetam as Américas e que têm como epicentro o Brasil. Com base nisso e em relação à febre amarela, que é um desafio de saúde pública para grandes cidades, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(   ) Não existe ainda no Brasil a vacina para a febre amarela.

 

(   ) É transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados.

 

(   ) A transmissão de pessoa para pessoa não existe.

 

Resposta:

A alternativa correta é letra B) E - C - C.

Gabarito: Letra B.

 

A Febre Amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus, cujo vetor são mosquitos da classe Culicidae. Nas áreas silvestres, a febre amarela é transmitida pelos gêneros Haemagogus Sabethes., enquanto que na área urbana é transmitida pelo gênero Aedes (Aedes aegypti ou Aedes albopictus).

 

A mídia tem noticiado a utilização de macacos como indicadores das regiões onde há circulação silvestre do vírus.

É importante ter o conhecimento de que os macacos não transmitem febre amarela, sendo a transmissão possível somente via mosquito. Portanto, advém da ignorância da população e constitui atitude criminosa matar macacos com vistas a impedir a transmissão da doença ao homem.

 

Neste contexto, analisando os itens, temos:

 

ERRADO: A vacina para febre amarela existe no Brasil e tem sido fornecida pelo SUS como forma de prevenção da doença, sendo uma dose suficiente para a imunização por toda a vida do indivíduo.

CERTO: A transmissão se dá por meio dos mosquitos vetores infectados, única forma de transmissão da doença ao homem. 

CERTO: A transmissão só ocorre por meio de mosquitos infectados, não ocorrendo de pessoa pra pessoa nem de macacos para seres humanos diretamente.

 

Portanto, a sequência correta é E-C-C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *