Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Certas cepas de Escherichia coli podem causar enterites ou gastroenterites por meio de seis mecanismos distintos. Sobre a E. coli enterotoxigênica (ETEC), é correto afirmar que

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

 

A questão foi anulada pela AOCP com a justificativa de que um equívoco na formulação das alternativas que prejudicou a interpretação por parte dos candidatos, pois foi usado 0 (zero) no lugar de O (letra o) para definir os subgrupos de plasmídeos. 

 

Apesar disso, vamos utilizar a questão para revisar o tema de patótipos de Escherichia coli.

 

Os patótipos são classificações das E. coli, tanto de animais quanto de humanos,  baseadas nos fatores virulência específicos, que podem ser componentes do próprio microrganismos ou genes adquiridos por plasmídios que tem a capacidade de expressar algum fator de virulência. 

 

Estes patótipos podem ser: EPEC (E. coli enteropatogênica), ETEC (E. coli enterotoxigênica), EIEC (E. coli enteroinvasora), EHEC (E. coli enterohemorágica), EaggEC (E. coli enteroagregativa), UPEC (E. coli uropatogênica), NMEC (E. coli meningite neonatal), REDEC (E. coli enteropatogênica) e APEC (E. coli patogênica aviária). Sobre a E. coli enterotoxigênica (ETEC), é correto afirmar que:

"Em humanos e animais as ETECs colonizam as proximidades do intestino delgado causam diarreia aquosa e produzem hipotermia [...] Produzem dois tipos de enterotoxinas, uma semelhante à toxina do cólera, denominada toxina termolábil (LT), e outra do tipo diarréica, chamada de toxina termoestável (ST). Existem dois tipos de toxinas LT: LT-I e LT-II. A ST é uma família de pequenas toxinas, às quais podem ser divididas em dois grupos: as solúveis (STa) e as insolúveis em metanol (STb), ambas são codificadas por plasmídios. [...] As características de virulência estão associadas a sorogrupos específicos: O6; O8; O15; O25; O27; O78; O128 e outros" (CORRÊA, 2012).

Portanto, não fosse o erro de digitação (a banca trocou O por 0) o gabarito seria a alternativa b)  a produção de toxinas é mediada por plasmídio e envolve mais comumente os sorogrupos 06, 08, 015, 020 e 025.

 

Referência:

CORRÊA, F. A. F. Características dos patótipos de E.coli e implicações de E. coli patogênica para aves em achados de abatedouros frigoríficos. Seminário - Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2012.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *