Com relação a aspectos diversos pertinentes à doença causada pelo Zika vírus, assinale a opção correta.
- A) Quando o mosquito Aedes aegypti pica uma gestante, ocorrem malformações no feto infectado, como o subdesenvolvimento das pernas do bebê.
- B) A doença causada pelo Zika vírus leva ao aumento das cabeças dos bebês, o que dificulta o parto.
- C) A picada do mosquito Aedes aegypti pode infeccionar-se e criar uma ferida para que uma larva transmita o Zika vírus.
- D) A picada do mosquito Aedes aegypti é a única forma de contágio pelo Zika vírus, por isso, evitar a proliferação do mosquito é a principal estratégia de combater a doença.
- E) O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor para a infecção pelo Zika vírus; em gestantes, essa infecção pode causar microcefalia no bebê.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor para a infecção pelo Zika vírus; em gestantes, essa infecção pode causar microcefalia no bebê.
a) Quando o mosquito Aedes aegypti pica uma gestante, ocorrem malformações no feto infectado, como o subdesenvolvimento das pernas do bebê.
INCORRETA. Gestantes infectadas podem transmitir o vírus ao feto e essa forma de transmissão da infecção pode resultar em aborto espontâneo, óbito fetal ou malformações congênitas, como a microcefalia.
b) A doença causada pelo Zika vírus leva ao aumento das cabeças dos bebês, o que dificulta o parto.
INCORRETA. Como vimos, a infecção pode resultar em microcefalia, uma malformação no cérebro que também leva a um tamanho da cabeça do bebê abaixo do normal.
c) A picada do mosquito Aedes aegypti pode infeccionar-se e criar uma ferida para que uma larva transmita o Zika vírus.
INCORRETA. A principal forma de transmissão do ZIKV aos humanos é por meio da picada de mosquitos vetores infectados da espécie Aedes aegypti. A transmissão se dá com a picada do mosquito, não com uma larva.
d) A picada do mosquito Aedes aegypti é a única forma de contágio pelo Zika vírus, por isso, evitar a proliferação do mosquito é a principal estratégia de combater a doença.
INCORRETA. Não é a única forma de transmissão, mas é a principal e, por isso, é fundamental evitar sua proliferação. Outras formas não vetoriais de transmissão do ZIKV incluem da mãe para feto durante a gravidez (transmissão vertical), transmissão interpessoal durante o contato sexual e transmissão por transfusão de sangue.
e) O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor para a infecção pelo Zika vírus; em gestantes, essa infecção pode causar microcefalia no bebê.
CORRETA. Não há incorreções na afirmativa.
Portanto, gabarito LETRA E.
REFERÊNCIAS:
BUTANTAN. Microcefalia: síndrome causada por Zika eleva mortalidade infantil em 11 vezes; entenda como prevenir. 2023. Disponível em: <https://butantan.gov.br/noticias/microcefalia-sindrome-causada-por-zika-eleva-mortalidade-infantil-em-11-vezes--entenda-como-prevenir>. Acesso em: 22 abr. 2024.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Zika Vírus. s/d. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/z/zika-virus>. Acesso em: 22 abr. 2024.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Zika Vírus - Transmissão. s/d. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/z/zika-virus/transmissao>. Acesso em: 22 abr. 2024.
Deixe um comentário