Com relação à patogênese da transmissão vertical do vírus HIV, assinale a opção correta.
- A) O diagnóstico de HIV, no início da gestação, é pouco eficaz para a redução da transmissão vertical dessa doença.
- B) O aleitamento materno não representa risco de transmissão.
- C) Fatores obstétricos, tais como a duração da ruptura das membranas amnióticas, a via do parto e a presença de hemorragia intraparto, são fatores importantes na transmissão vertical desse vírus.
- D) Não está comprovado que o uso da terapia com antirretroviral combinada seja capaz de reduzir significativamente a carga viral plasmática de HIV para níveis indetectáveis.
- E) Fatores bacterianos, tais como infecções, genótipo e fenótipo, não interferem na evolução do processo de transmissão vertical de HIV.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Fatores obstétricos, tais como a duração da ruptura das membranas amnióticas, a via do parto e a presença de hemorragia intraparto, são fatores importantes na transmissão vertical desse vírus.
Gabarito: Letra "C".
Entendimento: Letra "C".
Acompanhe a minha análise:
a) O diagnóstico de HIV, no início da gestação, é pouco eficaz para a redução da transmissão vertical dessa doença.
ERRADA. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico (com o uso de testes rápido), combinado com um pré-natal adequado, menor é o risco de transmissão vertical (da mãe para o seu filho) do vírus HIV.
b) O aleitamento materno não representa risco de transmissão.
ERRADA. O aleitamento materno representa, sem dúvidas, risco de transmissão vertical do vírus. A transmissão pode acontecer durante a gestação, no momento do parto ou pela amamentação.
As mulheres infectadas pelo HIV devem ser aconselhadas sobre o risco de transmissão do vírus da aids durante a amamentação, e devem ser orientadas quanto à supressão da lactação e ao uso de substitutos do leite materno. Recomendam-se o leite de bancos de leite credenciados pelo Ministério da Saúde (quando disponível) e o leite artificial (Recomendações da Coordenação Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde).
c) Fatores obstétricos, tais como a duração da ruptura das membranas amnióticas, a via do parto e a presença de hemorragia intraparto, são fatores importantes na transmissão vertical desse vírus.
CORRETA. A afirmativa está inteiramente correta. Todas as manobras e procedimentos realizados durante o parto são importantíssimos para evitar a transmissão do vírus da mãe para seu bebê.
d) Não está comprovado que o uso da terapia com antirretroviral combinada seja capaz de reduzir significativamente a carga viral plasmática de HIV para níveis indetectáveis.
ERRADA. Pelo contrário, está comprovado que o uso da terapia com antirretroviral combinada é capaz de reduzir significativamente a carga viral plasmática de HIV para níveis indetectáveis.
e) Fatores bacterianos, tais como infecções, genótipo e fenótipo, não interferem na evolução do processo de transmissão vertical de HIV.
ERRADA. Todos os fatores citados na alternativa (infecções, genótipo e fenótipo) interferem na evolução do processo de transmissão vertical de HIV.
Deixe um comentário