“Conjuntivite viral é a inflamação da conjuntiva – membrana que reveste o bulbo dos olhos – e se caracteriza por ser uma doença altamente contagiosa que, frequentemente, ocorre no verão e tem como principais sintomas coceira e olhos vermelhos. O principal agente causador da doença é conhecido por adenovírus, um vírus que se caracteriza pela presença de _________________ e ______________ de envelope viral.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
- A) ácido nucleico / presença
- B) nucleocapsídeo / ausência
- C) nucleocapsídeo / presença
- D) envelope lipoproteico / ausência
Resposta:
A alternativa correta é letra B) nucleocapsídeo / ausência
A questão exige conhecimentos sobre a estrutura em geral dos vírus, e dos Adenovírus em específico.
Os vírus não são organismos celulares. Embora sejam constituídos por um genoma de ácido nucleico (que pode ser RNA ou DNA), eles não possuem organelas de modo que, para replicação, precisam infectar outro organismo e se utilizarem de suas organelas para a replicação.
Quando estão fora da célula de um hospedeiro, os vírus assumem uma forma extracelular que possibilita a movimentação de uma célula infectada para outra, e, nessa forma, o genoma viral é envolto pelo capsídeo, uma estrutura proteica.
A depender do tipo de vírus, o capsídeo pode ou não ser envolto por uma camada lipoproteica mais externa, denominada envelope viral.
Se o envelope estiver presente, o conjunto de componentes mais internos (genoma + capsídio) passa a ser denominado de nucleocapsídio.
Outro conceito importante sobre os vírus que deve ser lembrado para responder essa questão está relacionada à diversidade de vírus, afinal, a questão cobra conhecimentos sobre as características de um tipo específico de vírus: os Adenovírus.
Os vírus podem ser classificados tanto pela estrutura do genoma (RNA ou DNA/ Fita simples ou fita dupla) quanto pelos hospedeiros que infectam (vírus bacterianos, vírus de arqueias, vírus de animais, vírus de plantas etc.).
Como o enunciado apresenta que se trata de um vírus associado à conjuntivite, uma doença que afeta um tecido animal, sabemos que trata-se de vírus de animais, e devemos lembrar a diversidade de vírus nesse grupo.
Dentro dos vírus de animais, os vírus são classificados pela estrutura genoma e agrupados mediante a presença ou não de envelope.
Partindo-se desses conhecimentos sobre a classificação da diversidade viral, os Adenovírus são vírus de aniamis, cujo genoma é do tipo DNA dupla-fita (DNAdf) e não são envelopados, portanto, caracterizam-se pela presença de nucleocapsídeo e ausência de envelope viral, conforme consta na alternativa B.
As alternativas A, C e D estão incorretas por indicarem a presença de envelope viral (lipoproteico), uma vez que os Adenovírus são não envelopados.
Deixe um comentário